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- Valorization of grape by-products through extraction and encapsulation of bioactive compoundsPublication . Costa, Joana Ribeiro da; Pintado, Maria Manuela Estevez; Castro, Lorenzo Miguel Pastrana; Cabral, Lourdes Maria CorrêaAtualmente existe uma tendência para a reutilização de subprodutos da indústria alimentar, com foco na extração de compostos bioativos e aplicação no desenvolvimento de novos ingredientes para nutrição humana e animal, cosméticos e nutracêuticos. A indústria vitivinícola não é exceção, pois gera anualmente até 7 milhões de toneladas de biomassa, desperdiçada na forma de bagaço de uva, descrito como sendo rico em compostos de alto valor, tais como polissacáridos neutros, proteínas estruturais e compostos fenólicos. O objetivo deste trabalho foi a valorização de um subproduto representativo da indústria vitivinícola, o bagaço de uva, através da produção de um extrato com elevado valor agregado para a indústria alimentar, a sua caracterização composicional e bioactiva, melhoria da biodisponibilidade através da libertação controlada no intestino e prova de conceito da sua aplicação numa bebida funcional. A otimização da produção do extrato de bagaço de uva (EBU) foi realizada com base na extração de xilo-oligossacáridos (XOS), utilizando métodos convencionais (extrações ácida e alcalina) ou enzimáticos. Os métodos convencionais recuperaram entre 21.8 a 74.6% e entre 5.2 a 96.3% do total de XOS, para o tratamento ácido e alcalino, respetivamente. Os métodos enzimáticos permitiram extrair até 88.7 ± 0.12% do total de XOS. Tendo em conta o rendimento de extração, a qualidade do extrato e o fato de tratar-se de um processo verde, selecionou-se o extrato produzido enzimaticamente com xilanases de A. niger (EBU) para a continuação deste estudo. O EBU foi caracterizado em termos da sua composição química e bioatividades, e submetido à simulação da digestão gastrointestinal para compreender como essas propriedades são afetadas pelo trato gastrointestinal. O EBU apresentou elevado teor de fibra (26.1 ± 1.59 g.100g-1) e outros hidratos de carbono, incluindo XOS, minerais e polifenóis. O uso de 2% (m/v) de EBU provou ser uma potencial fonte de carbono, podendo ser fermentada por diferentes espécies de probióticos, mesmo após a digestão, confirmando o seu potencial prébiótico. O EBU também apresentou elevada atividade antioxidante e antimicrobiana contra diferentes microrganismos patogénicos. A simulação in vitro da digestão permitiu concluir que os XOS foram resistentes às condições gástricas, ao contrário dos compostos fenólicos, que foram determinantes para a sua atividade antioxidante e antimicrobiana. Dessa forma, a fim de melhorar a sua biodisponibilidade, o EBU foi encapsulado em micropartículas (MPs) de quitosano ou alginato. O impacto da digestão gastrointestinal simulada sobre as propriedades biológicas e acessibilidade dos compostos core foi avaliado, bem como a permeabilidade de fenólicos e XOS através da co-cultura de células Caco-2/ HT29-MTX. Além disso, o quitosano foi modificado com uma sonda fluorescente para estudos de uptake celular. As MPs de alginato apresentaram uma dimensão de 523 nm, polidispersão de 0.112, potencial zeta de 15.0 mV e eficiência de associação de polifenóis de 68%. As MPs de quitosano apresentaram dimensão de 853 nm, polidispersão de 0.358, potencial zeta de 14.9 mV e eficiência de associação de polifenóis de 65%. Ambos os sistemas permitiram a libertação do EBU no intestino, aumentando a biodisponibilidade dos compostos fenólicos, bem como as atividades antioxidante e antimicrobiana. A permeabilidade das células intestinais dos XOS diminuiu de 45% para 7.9 e 15.7%, após a encapsulação em MPs de alginato ou quitosano, respetivamente. A modificação de MPs de quitosano com Cyanine 5.5 para ensaios de uptake celular não afetou a biocompatibilidade das MPs com EBU em relação às células intestinais e a análise de microscopia confocal confirmou a integridade das tight junctions após a internalização das MPs. Como prova de conceito, foi desenvolvida uma bebida funcional à base de água de côco com o EBU encapsulado. A estabilidade química foi avaliada em duas condições de armazenamento, liofilizado à temperatura ambiente ou em estado líquido a 4 ºC, ao longo de 60 dias. O armazenamento à temperatura ambiente acelerou a taxa de degradação de fenólicos e antocianinas, comparando com o armazenamento a 4 ºC. Os potenciais antimicrobiano e prebiótico, após digestão da bebida, também foram testados, verificando-se uma redução no crescimento dos diferentes patogénicos e promoção no desenvolvimento das bifidobacterias e lactobacilos. A análise sensorial permitiu concluir que a incorporação das MPs não promoveu diferenças significativas na maioria dos atributos avaliados, relativamente à água de côco. Os resultados deste trabalho poderão contribuir para a sustentabilidade da indústria vitivinícola num contexto de economia circular, através do desenvolvimento de ingredientes de alto valor agregado com impacto positivo na saúde humana.
- Relatório de estágioPublication . Fonseca, Catarina Rodrigues; Barbosa, Constança Maria Silva FestasCom base no modelo conceptual de Enfermagem de Casey (1988), centrado na criança/jovem e família, o EESIP, considera este binómio, como referencial dos seus cuidados. Os cuidados do EESIP abrangem desde o RN, à criança /jovem e verifica-se até aos 17 anos e 364 dias de idade sendo que, em alguns casos, como na doença crónica, na incapacidade e na deficiência, pode ir além dos 18 anos e mesmo até aos 21 anos ou 25 anos, até à transição para a vida adulta . Relativamente à família, em particular os pais, constituem também foco de cuidado para o EESIP, uma vez que, sendo o principal cuidador da criança/jovem, integra o seu ambiente: facilitando as suas aprendizagens, o crescimento e o desenvolvimento da sua autonomia. Em relação à resolução de problemas em situações novas e não familiares encontro me, agora, após este vasto currículo de experiências e múltiplas aprendizagens mais desperta para a tomada de decisão com base num rigoroso Processo de Enfermagem. Com isto quero dizer, que adquiri competências para lidar com questões complexas através da teoria fornecida pela escola, com a partilha com a tutora, com estas experiências e com o meu empenho em procurar documentar me aprofundei conhecimentos e habilidades acerca dos diferentes canais de referenciação, qualquer que seja o contexto da prática, na área EESIP. No que concerne, a condicionamentos, na disponibilidade de informação, relacionados com o RN, criança, jovem e família, que detetados com base na experiência e no conhecimento construído com o MEESIP; como seja em relação a situações de risco comprometedoras da saúde, vou ter em atenção: oportunidades na observação, de acordo com o que preconiza o PNSIJ e pretendo estar atenta, a sinais de alerta, que devem ser valorizados, de forma a efetuar uma referenciação mais precoce para o SNIPI, com o intuito de potenciar as capacidades. Ou para a Saúde Escolar, para proporcionar o desenvolvimento pessoal, social e a sua autodeterminação, com progressiva responsabilização pelas escolhas relativas à saúde ou, para o NACJR se for uma situação de risco.
- Intervenção especializada ao doente crítico : comunicação e qualidade de vidaPublication . Dias, Eulália Sofia Ferreira; Oliveira, Irene Maria SilvaA elaboração deste relatório de estágio faz parte da unidade curricular “Estágio Final e Relatório” integrada no mestrado em enfermagem com especialização em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação crítica e integra um estágio em dois contextos diferentes que a autora realizou no serviço de medicina intensiva (SMI) e na unidade de queimados (UQ). Este relatório relata a forma como foram adquiridas as competências especializadas necessárias para cuidar de forma integral do doente critico. Ao elaborar este relatório pretendeu-se descrever as competências que se adquiriram no estágio realizado no serviço de medicina intensiva e na unidade de queimados. E para isso utilizou-se o método descritivo, analítico e reflexivo e as suas reflexões foram fundamentadas nas pesquisas realizadas nas diferentes bases de dados internacionais, tais como: PubMed, Medline, Lilacs, ScienceDirect, Cochrane library, repositório científico de acesso aberto em Portugal, EBSCO Health e na Biblioteca Virtual de Saúde. O doente crítico requer cuidados especializados pois apresenta condições de risco de vida ou corre o risco de as desenvolver. O trabalho interdisciplinar, realizado nos dois campos de estágio permitiu o desenvolvimento da autonomia na avaliação dos doentes críticos e na prestação de cuidados, sempre baseados no respeito e na dignidade da pessoa. Para além disso, durante o tratamento ao doente crítico, o enfermeiro tem de ter competências em comunicação, quer para transmitir informação à família, quer para trabalhar em equipa e contribuir para reduzir os níveis de ansiedade em situações de stress a que estas estão diariamente sujeitas. De facto, a comunicação está sempre presente na área da saúde, especialmente no processo terapêutico e foi fundamental no serviço de medicina intensiva. Esta é uma ferramenta fundamental que deve ser considerada pelos profissionais de saúde como necessária para estar presente em todas as ações ou intervenções realizadas no cuidado ao doente/família. É também é fundamental pois é através das competências de comunicação que a autora identificou a dinâmica do fluxo de comunicação entre a equipa do Serviço de Medicina Intensiva, o doente e os seus familiares. Na unidade de queimados também a comunicação com doentes e familiares é importante no sentido de perceber que a queimadura (ferida traumática) provoca maior sofrimento no doente e deixa sequelas não só físicas, mas também psíquicas e emocionais, e que tem repercussões na sua qualidade de vida do doente queimado. Foi importante conhecer aprofundadamente os sintomas relacionados com a queimadura que têm maiores repercussões na qualidade de vida dos doentes queimados. Neste sentido, utilizou-se a escala de RESVECH 2,0 para avaliar a evolução das queimaduras e a escala de Toronto para avaliar a qualidade de vida dos doentes queimados na consulta de seguimento. Verificou-se que a comunicação foi ferramenta fundamental para estabelecer uma relação de confiança quer com os profissionais de saúde, quer com os doentes e famílias. Concluiu-se que a escala RESVECH 2.0 apresentou algumas fragilidades para a avaliação das queimaduras, e por isso considerou-se que é necessária uma pesquisa futura para maior esclarecimento acerca deste aspeto. Além disso, concluiu-se que o sintoma que tem maior impacto na qualidade de vida do doente queimado é o prurido sendo este o mais referido e que se apresentou com maior intensidade nestes doentes.
- Qualidade dos cuidados de enfermagem na assistência à pessoa em situação críticaPublication . Oliveira, Tânia Dionísia Ferreira; Sousa, Ana Sabrina SilvaO presente relatório surge no âmbito do 12º Mestrado em Enfermagem, na Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Universidade Católica Portuguesa, do Instituto de Ciências da Saúde do Porto, no ano letivo 2019/2020, inserido no plano curricular do primeiro semestre. Este relatório visa descrever e analisar o desempenho das atividades desenvolvidas na unidade curricular: Estágio Final e Relatório, que se realizou no Serviço de Urgência e na Unidade de Cuidados Intermédios Neurocríticos, no período compreendido entre 09 de setembro de 2019 e 04 de janeiro de 2020. Com a finalização das práticas clínicas, o relatório final tem como objetivo a exposição do desenvolvimento profissional, das aprendizagens adquiridas e intervenções, bem como das reflexões concretizadas para a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Recorre-se a uma metodologia descritiva, analítica e crítico-reflexiva sobre as atividades desenvolvidas, possibilitando estratégias de resolução de problemas. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: na Introdução, consta o enquadramento do relatório, as unidades da prática clínica, assim como os objetivos definidos; a Caracterização dos Locais do Estágio, que contém a descrição da minha experiência profissional e de todos os locais de estágio onde estagiei, no qual se apresentam as particularidades potenciadoras ao incremento de competências; as Competências Desenvolvidas para o Cuidado Especializado à Pessoa em Situação Crítica, estruturado segundo os Domínios das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e, enaltecidas no seu desenvolvimento as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ambas instituídas pela Ordem dos Enfermeiros; no final, a Conclusão, relata a evolução profissional, as competências adquiridas, as dificuldades, o contributo da aprendizagem e as expetativas profissionais. Na promoção da qualidade dos cuidados prestados foram várias as sugestões de melhoria a fazer, contudo, realço a abordagem à temática: será que podemos desenvolver Equipas de Enfermagem de Alto Desempenho? As Equipas de Alto Desempenho têm foco, planeamento, decisão, processos eficazes, definição clara de papéis, criatividade, boa comunicação, aprendizagem contínua, coesão grupal, feedback do desempenho, e outros. Com esta temática foram elaborados dois Projetos de Melhoria da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulados como “Gestão de Equipas de Enfermagem de Alto Desempenho no Serviço de Urgência” e a “Equipa de Investigação em Enfermagem de Alto Desempenho na Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos”. Ainda foi concebido um documento em forma de artigo para submissão a uma revista científica. Outro contributo deixado foi uma formação no âmbito do Plano de Catástrofe do Hospital no Serviço de Urgência. Na procura da excelência do exercício profissional, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, aprofundei as competências no domínio da melhoria contínua da qualidade e na gestão dos cuidados, na conquista de uma prática de enfermagem avançada. Em suma, considera-se que o progresso na qualidade dos cuidados e a evidência científica na tomada de decisão à pessoa em situação crítica, permitiram-me desenvolver aprendizagens profissionais de excelência e capacidade de aplicar competências de Mestre e Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, considerando as minhas responsabilidades éticas e sociais. Que o meu lema seja a inovação e o desenvolvimento da Enfermagem.
- Desenvolvimento de competências avançadas na pessoa em situação crítica e famíliaPublication . Vieira, Carina Maria Pereira; Sousa, Ana Sabrina SilvaNo âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório do XII Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi-me proposta a realização de um relatório de estágio no sentido de explanar o percurso de aquisição/desenvolvimento de competências nos contextos de estágio, para a obtenção do grau de mestre, nesta área de especialidade. Os estágios foram realizados no Instituto Nacional de Emergência Médica – Delegação do Norte e num serviço de urgência de um hospital central e universitário de uma cidade da região norte, respetivamente, no período compreendido entre 09 de setembro de 2019 a 04 de janeiro de 2020. Com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, este documento teve como objetivos dar visibilidade ao desenvolvimento de competências específicas conseguidas na assistência avançada à pessoa em situação crítica, com vista à excelência do cuidar de enfermagem e consequentemente a otimização do ambiente da prática de enfermagem, além de servir como instrumento de avaliação da unidade curricular. Estruturalmente este trabalho foi dividido em quatro capítulos: introdução, onde foi feito o enquadramento do relatório e dos estágios, relacionando-os com os objetivos específicos previamente delineados no projeto de estágio; caracterização dos contextos de prática clínica, onde foi descrita e justificada a pertinência e reconhecimento dos contextos de estágio e local onde exerço a minha atividade profissional para o desenvolvimento das competências especializadas; domínios das competências desenvolvidas, onde foram descritas as principais atividades/reflexões vivenciadas no ensino clínico para a aquisição de competências específicas, tendo por base a consecução dos objetivos específicos, e por último, a conclusão, onde foi feita uma análise transversal do percurso formativo, bem como as implicações e os principais contributos para o desenvolvimento profissional e pessoal. Durante o processo de discência dei ênfase ao papel do enfermeiro especialista na promoção de prática de cuidados que respeitem os direitos humanos e as responsabilidades profissionais; na prestação de cuidados baseados na qualidade, num ambiente terapêutico e seguro, com vista a melhoria contínua da assistência; na gestão de cuidados e ainda na fundamentação dos processos de tomada de decisão e juízo crítico baseado nas mais recentes evidências científicas. Considerei pertinente a realização de uma ação de formação intitulada: ”Envolvimento da Família no Cuidar da Pessoa em Situação Crítica”, dirigida aos enfermeiros do INEM – Delegação do Norte, depois de identificadas as necessidades de formação; bem como a realização de uma revisão da literatura, divulgada através de um trabalho científico, em formato de póster, designada por: “Importância dos Cuidados de Enfermagem na Preservação da Privacidade/Intimidade do Doente/Família no Serviço de Urgência”, pelas experiências vivenciadas no serviço de urgência. Elaborei ainda um outro trabalho científico, em formato de póster, intitulado: “O Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica em Situações de Catástrofe”, como contributo para a evolução da disciplina de enfermagem.
- Contributos educativos para uma sociedade : análise teológica e pedagógica-didática da Unidade Letiva “Construir Fraternidade”Publication . Brás, Cristina Filipa Gomes; Varanda, Maria Isabel PereiraO cristianismo tem como fundamento proporcionar horizontes, ontem, hoje e sempre. Para viver a fraternidade no tempo presente, nos espaços concretos e diversos, a realidade humana não pode esquecer que está fecundada no mistério de Deus, promessa de salvação. A sabedoria propõe a fraternidade, através da relação e da partilha. O conhecimento não é apenas instrutivo. A sabedoria propõe aquilo que é importante para os homens e mulheres. O homem e a mulher não são pessoa por completo se não sentirem que são membros da humanidade. As instituições educativas, nomeadamente a Escola e Família, não devem descartar os ideais cristãos como modelo. O Estado tem tido dificuldade em responder às exigências do amor fraterno, optando por valores mais laicizados. Educar para a cidadania é fundamental, os direitos e os deveres estão consagrados nos Estados pertencentes à União Europeia. Assume-se o compromisso coletivo de salvaguardar os direitos e deveres ao longo da vida. A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) quer estar na Escola, como elemento de relevo na formação espiritual e dos valores para a cidadania, sem estar num mundo à parte, mas fazendo parte desse mundo. O presente relatório, intitulado Contributos educativos para uma sociedade fraterna, é o resultado de um percurso de aprofundamento teológico e didáticopedagógico da Unidade Letiva Construir fraternidade, que faz parte do programa da disciplina EMRC, lecionada no quinto ano de escolaridade.