Publication
Fotografia digital na média-arte: criatividade, tecnologia e novos paradigmas visuais
dc.contributor.author | Lima, Miguel | |
dc.contributor.author | Teixeira, Luís | |
dc.contributor.author | Tavares, Mirian | |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T16:23:52Z | |
dc.date.available | 2025-06-09T16:23:52Z | |
dc.date.issued | 2025-04-03 | |
dc.description.abstract | A fotografia digital tem transformado profundamente a criação artística, proporcionando ferramentas inovadoras para a captação, manipulação e difusão de imagens (Osborne, P. D., 2018). O seu impacto vai além da mera evolução técnica, influenciando significativamente a narrativa visual, a democratização da produção artística e a interseção entre arte, tecnologia e sociedade. Este artigo analisa os vetores dinâmicos que sustentam a influência da fotografia digital na arte contemporânea, explorando a relação entre estética, técnica e tecnologia no contexto da média-arte digital (Alves da Veiga, et al, 2023). Através de uma revisão teórica e da análise crítica de boas práticas e ferramentas digitais, pretende-se compreender como a fotografia digital amplifica as possibilidades criativas, permitindo a adaptação de técnicas clássicas a abordagens contemporâneas e fomentando práticas híbridas que integram instalação, performance e arte generativa. Métodos de registo e investigação direcionados à criação e prática artística em média-arte digital, como a a/r/cografia e dos diários digitais de bordo (Alves da Veiga, 2021), aplicação à fotografia digital, como a criação de artefactos visuais experimentais pós-fotográficos (Ligarretto Feo, 2024). Além disso, discute-se o papel da fotografia como meio de reflexão crítica e ativismo social, evidenciando a sua capacidade de documentar e problematizar desafios ambientais, políticos e culturais. É exemplo o projeto de arte generativa “Terra” – Figura 1. O impacto da inteligência artificial e das novas tecnologias na manipulação da imagem também é abordado, considerando a emergência de novos paradigmas na criação e no consumo de arte digital. Considera-se também a análise sobre o impacto no setor da produção de conteúdos audiovisuais em Portugal, com efeito no impacto das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) (Cortez & Teixeira, 2021). O estudo contribui para a compreensão do potencial da fotografia digital na construção de discursos visuais inovadores, reforçando a sua relevância na interseção entre criatividade, tecnologia e sociedade no panorama artístico atual. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53636 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.title | Fotografia digital na média-arte: criatividade, tecnologia e novos paradigmas visuais | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferenceDate | 2025-04-03 | |
oaire.citation.conferencePlace | Portalegre, Portugal | |
oaire.citation.endPage | 57 | |
oaire.citation.startPage | 55 | |
oaire.citation.title | 2nd International Conference on Sound and Image in Art & Design | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |