Repository logo
 
Publication

Educar para a liberdade em EMRC : desafios e perspetivas a partir das perceções dos alunos

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religião
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorOliveira, António Manuel Branco
dc.contributor.authorSilva, José Milton Ferreira da
dc.date.accessioned2025-05-12T10:50:44Z
dc.date.available2025-05-12T10:50:44Z
dc.date.issued2025-03-20
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO relatório final apresentado neste trabalho refere-se à conclusão do Mestrado em Ciências Religiosas, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. A proposta segue o programa de pós-graduação e a Prática de Ensino Supervisionada. Apresentando uma vasta reflexão que entrelaça várias ideias e autores da filosofia, da ciência da educação, da teologia, entre outros, o conceito referencial de liberdade no relatório final segue o pensamento de Santo Agostinho. Fundamentada nas ideias do livre-arbítrio, do fazer o bem, da responsabilidade e da felicidade, a pesquisa investiga como a lecionação da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) pode ajudar os alunos na perceção e vivência da liberdade. Em outras palavras, pretende perceber o que os alunos entendem por liberdade e se a escolha de frequentar EMRC é voluntária ou condicionada. Para buscar uma resposta plausível ao objetivo principal do trabalho, o relatório utilizou inquéritos e observações, que serão analisados e comentados de maneira a argumentar a pertinência do tema nos conteúdos de EMRC, sobretudo como sugestão para motivar os alunos a melhorar a participação social dentro e fora da sala de aula.por
dc.description.abstractThe final report presented in this work refers to the completion of the Master’s degree in Religious Sciences at the Faculty of Theology of the Catholic University of Portugal. The proposal follows the postgraduate programme and the Supervised Teaching Practice. Presenting a vast reflection that intertwines various ideas and authors from philosophy, educational science, theology, among others, the referential concept of freedom in the final report follows the thought of Saint Augustine. Based on the ideas of free will, doing good, responsibility, and happiness, the research investigates how the teaching of Catholic Moral and Religious Education (CMRE) can help students in the perception and experience of freedom. In other words, it aims to understand what students perceive as freedom and whether the choice to attend CMRE is voluntary or conditioned. To seek a plausible answer to the main objective of the work, the report utilised surveys and observations, which will be analysed and commented on to argue the relevance of the theme within the CMRE content, especially as a suggestion to motivate students to improve social participation inside and outside the classroom.eng
dc.identifier.tid203938860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53212
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectLiberdade
dc.subjectAutonomia
dc.subjectResponsabilidade
dc.subjectSanto Agostinho
dc.subjectERMC
dc.subjectFreedom
dc.subjectAutonomy
dc.subjectResponsibility
dc.subjectSaint Augustine
dc.subjectCMRE
dc.titleEducar para a liberdade em EMRC : desafios e perspetivas a partir das perceções dos alunospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas (regime de ensino a distância)

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203938860.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: