Repository logo
 
Publication

Participação numa orquestra de escola e envolvimento escolar : perspetivas de alunos e professores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorLisboa, Lurdes Lopes Veríssimo
dc.contributor.advisorMartins, Filipe Daniel Santos Silva
dc.contributor.authorCruz, Maria Isabel Faria Bravo Nunes da
dc.date.accessioned2022-03-04T14:21:45Z
dc.date.available2022-03-04T14:21:45Z
dc.date.issued2021-09-24
dc.date.submitted2021-07
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender o impacto percebido da participação dos alunos numa orquestra de escola. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas individuais, com base num guião de entrevista semiestruturado. Num total de 10 participantes, foram consideradas as perspetivas de seis alunos, dois professores e dois facilitadores da atividade. O procedimento de análise dos dados seguiu uma lógica semi-indutiva de codificação e categorização, com recurso ao software nvivo. Os resultados obtidos sugerem que as mudanças mais frequentes percebidas com a participação na orquestra dizem respeito a aspetos interpessoais, nomeadamente em relação à cooperação, disponibilidade e conforto na relação com o outro, criação de novas relações sociais, confiança nos outros, valorização dos outros e comunicação. Ao nível do envolvimento escolar, os resultados demonstram um maior impacto ao nível dos comportamentos direcionados para a aprendizagem, seguindo-se o domínio da integração na escola e sentimento de prazer pela mesma e, posteriormente, a dimensão relacionada com as crenças sobre competências intrapessoais. É na dimensão agenciativa que se verificam os resultados menos significativos do impacto da participação dos alunos na orquestra. São apresentadas as principais limitações do estudo, sugestões para a investigação futura e implicações para a prática.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand the perceived impact of student participation in a school orchestra. The investigation followed a qualitative methodology by conducting individual interviews, based on a semi-structured interview guide. In a total of 10 participants, perspectives of six students, two teachers and two facilitators of the activity were considered. The data analysis procedure followed a semi-inductive logic of coding and categorization, using the NVIVO software. The results obtained suggest that the most frequent changes perceived with the participation in the orchestra concern interpersonal aspects, namely in relation to cooperation, availability, and comfort in the relationship with the other, creation of new social relationships, trust in others, valuing others and communication. At the level of school engagement, the results show a greater impact in terms of behaviors aimed at learning, followed by the domain of integration in the school and the feeling of pleasure for it and, later, the dimension related to beliefs about intrapersonal skills. It is in the agentic dimension that there are less results from the impact of students’ participation in the orchestra. The main limitations of the study, suggestions for future research and implications for practice are presented.pt_PT
dc.identifier.tid202894800pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36881
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtividades extracurricularespt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectOrquestra escolarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectExtracurricular activitiespt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectSchool orchestrapt_PT
dc.subjectSchool engagementpt_PT
dc.subjectSocioemotional developmentpt_PT
dc.titleParticipação numa orquestra de escola e envolvimento escolar : perspetivas de alunos e professorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202894800.pdf
Size:
746.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format