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Participação numa orquestra de escola e envolvimento escolar : perspetivas de alunos e professores

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O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto percebido da participação dos alunos numa orquestra de escola. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas individuais, com base num guião de entrevista semiestruturado. Num total de 10 participantes, foram consideradas as perspetivas de seis alunos, dois professores e dois facilitadores da atividade. O procedimento de análise dos dados seguiu uma lógica semi-indutiva de codificação e categorização, com recurso ao software nvivo. Os resultados obtidos sugerem que as mudanças mais frequentes percebidas com a participação na orquestra dizem respeito a aspetos interpessoais, nomeadamente em relação à cooperação, disponibilidade e conforto na relação com o outro, criação de novas relações sociais, confiança nos outros, valorização dos outros e comunicação. Ao nível do envolvimento escolar, os resultados demonstram um maior impacto ao nível dos comportamentos direcionados para a aprendizagem, seguindo-se o domínio da integração na escola e sentimento de prazer pela mesma e, posteriormente, a dimensão relacionada com as crenças sobre competências intrapessoais. É na dimensão agenciativa que se verificam os resultados menos significativos do impacto da participação dos alunos na orquestra. São apresentadas as principais limitações do estudo, sugestões para a investigação futura e implicações para a prática.
This study aims to understand the perceived impact of student participation in a school orchestra. The investigation followed a qualitative methodology by conducting individual interviews, based on a semi-structured interview guide. In a total of 10 participants, perspectives of six students, two teachers and two facilitators of the activity were considered. The data analysis procedure followed a semi-inductive logic of coding and categorization, using the NVIVO software. The results obtained suggest that the most frequent changes perceived with the participation in the orchestra concern interpersonal aspects, namely in relation to cooperation, availability, and comfort in the relationship with the other, creation of new social relationships, trust in others, valuing others and communication. At the level of school engagement, the results show a greater impact in terms of behaviors aimed at learning, followed by the domain of integration in the school and the feeling of pleasure for it and, later, the dimension related to beliefs about intrapersonal skills. It is in the agentic dimension that there are less results from the impact of students’ participation in the orchestra. The main limitations of the study, suggestions for future research and implications for practice are presented.

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Atividades extracurriculares Música Orquestra escolar Envolvimento escolar Desenvolvimento socioemocional Extracurricular activities Music School orchestra School engagement Socioemotional development

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