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RPA no departamento source-to-pay : o caso do Grupo Nors

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Abstract(s)

Com este estudo pretendeu-se investigar o impacto da implementação da tecnologia de Robotic Process Automation no Departamento Source-to-Pay com base no estudo de caso do Grupo Nors, um dos maiores grupos internacionais portugueses, historicamente associado à sua liderança nos sectores automóvel e de equipamentos de construção. O RPA é uma tecnologia que se insere nas tendências de digitalização, retirando aos colaboradores o trabalho repetitivo, não cognitivo e sem valor acrescentado. Pretende-se assim que os colaboradores apliquem o tempo que poupam em áreas mais úteis que promovam eficiência, produtividade e satisfação para os clientes da organização em que estes operam. No estudo de caso efetuado, a área da contabilidade em que é mais visível a adoção deste tipo de tecnologia é a de Contas a Pagar, inserida no processo global S2P. Ao realizar-se um estudo de caso neste Departamento do Grupo Nors procurou-se validar se, de facto, esta tecnologia, implementada pela primeira vez em 2022, origina os diversos benefícios mencionados na literatura. Ao longo do estudo são apresentados os diversos robôs presentes no Departamento S2P, as funções desempenhadas nas suas áreas de atuação e os recursos humanos que cada um deles economiza à organização. Foi possível estimar que, dado o crescimento expetável de projetos RPA ainda a implementar, a economia de recursos aumentará mais do que duas vezes. No presente estudo, a evidência empírica, obtida através de uma metodologia qualitativa, de natureza exploratória, suporta a literatura no que concerne às vantagens decorrentes da aplicação desta inovação tecnológica, com especial destaque para a eficiência operacional proveniente. Contudo, foram identificados alguns aspetos negativos, como o custo contínuo necessário.
This study investigates the impact of Robotic Process Automation (RPA) implementation in the Source-to-Pay (S2P) department based on a case study of Grupo Nors, one of the largest Portuguese international groups, historically associated with its leadership in the automotive and construction equipment sectors. RPA is a technology that aligns with digitalization trends, freeing employees from repetitive, non-cognitive, and non-value-added work. This allows employees to apply their saved time to more useful areas that promote efficiency, productivity, and customer satisfaction for the organization they operate in. In the case study conducted, the accounting area where the adoption of this type of technology is more visible is Accounts Payable, which is part of the overall S2P process. By conducting a case study in this department of Grupo Nors, we seek to validate if, in fact, this technology, first implemented in 2022, generates the various benefits mentioned in the literature. Throughout the study, the various robots present in the S2P department are mentioned, as well as the functions they perform in their areas of operation and the human resources that each one saves for the organization. It was possible to estimate that, with the expected growth of RPA projects to be implemented, the resource savings will grow more than double. In the present study, the empirical evidence, obtained through a qualitative, exploratory methodology, supports the literature regarding the advantages of applying this technological innovation, with particular emphasis on the resulting operational efficiency. However, some negative aspects were identified, such as the ongoing cost required.

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Contabilidade Digitalização FTE Nors RPA Source-to-pay Accounting Digitization

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