Repository logo
 
Publication

O conceito de transparência empresarial : reflexões a partir de uma meta-análise

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Helena Maria da Silva Maia de Castro
dc.contributor.authorDias, Carla Manuela Carvalho
dc.date.accessioned2017-03-08T10:10:17Z
dc.date.available2017-03-08T10:10:17Z
dc.date.issued2016-11-30
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractNos últimos anos, temos assistido a um aumento do uso da expressão “transparência empresarial” em diferentes contextos e com diversos préstimos. A existência de várias aceções para o mesmo termo poderá levar a divergências quanto àquilo que é e o que se espera de uma empresa transparente. O objetivo desta dissertação passa por perceber como é que o termo “transparência empresarial” tem sido tratado na literatura, quais as aceções dadas ao mesmo e se será necessário conceber uma definição consensual de transparência empresarial. Para tal, foi efetuada uma meta-análise a partir de uma seleção de vinte e seis artigos publicados em peer-reviewed journals nos últimos dez anos. Os resultados indicam que os autores, não raras vezes, exploram o tema da transparência sem defini-la. 62% dos artigos analisados apresenta uma definição/abordagem para o termo, mas os resultados variam conforme as palavras-chave utilizadas: transparência empresarial, transparência organizacional e transparência nos negócios. A perspetiva que mais vezes foi encontrada foi a de processo de interação dinâmica entre empresas e os seus stakeholders, indo além do mero disclosure de informação. Conclui-se que, mais do que discutir a consensualidade do termo, parece ser útil analisarem-se graus de proficiência da transparência, permitindo com isto resolver, em parte, a discussão académica sobre diferentes perspetivas. Além disto, a dissertação permite clarificar a importância da significação do conceito e evidenciar riscos da sua utilização abusiva.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, we have witnessed an increase in the use of the term "corporate transparency" in different contexts and with different purposes. The existence of several meanings for the same term may lead to disagreements on what is a transparent company and on what is expected of it. The aim of this study is to understand how the term “corporate transparency” has been treated in the literature, which are the meanings given to it and if it will be necessary to develop a consensual definition of corporate transparency. For that purpose, a meta-analysis was carried out from a sample of twenty-six articles published in peer-reviewed journals over the last decade. The results indicate that authors often discuss the issue of transparency without defining it. 62% of analyzed articles presents a definition/approach of the term, but the results differ depending on the keywords used: corporate transparency, organizational transparency and business transparency. The perspective that was found more often in Academy was the process of dynamic interaction between companies and their stakeholders, going beyond the simple information disclosure. It concludes that rather than discussing the consensus of the term, it seems to be more useful to analyze proficiency levels of transparency. With this, the thesis can solve, in part, the academic discussion of different perspectives. In addition, the dissertation clarifies the importance of the concept’s meaning and highlights the risks of its abusive use.pt_PT
dc.identifier.tid201464314pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21653
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTransparênciapt_PT
dc.subjectTransparência empresarialpt_PT
dc.subjectTransparência nos negóciospt_PT
dc.subjectTransparência organizacionalpt_PT
dc.subjectMeta-análisept_PT
dc.subjectTransparencypt_PT
dc.subjectCorporate transparencypt_PT
dc.subjectBusiness transparencypt_PT
dc.subjectOrganizational transparencypt_PT
dc.subjectMeta-analysispt_PT
dc.titleO conceito de transparência empresarial : reflexões a partir de uma meta-análisept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201464314.pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: