Repository logo
 
Publication

O papel do diretor técnico na satisfação dos colaboradores das ERPI e o impacto na qualidade dos cuidados prestados

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDuque, Eduardo Jorge Gomes da Costa
dc.contributor.authorRocha, Alexandra Maria Coelho
dc.date.accessioned2024-07-18T09:10:59Z
dc.date.available2024-07-18T09:10:59Z
dc.date.issued2024-07-03
dc.date.submitted2024-05
dc.description.abstractA satisfação profissional dos trabalhadores das IPSS, mais propriamente das ERPI, é um assunto não muito desenvolvido na literatura e que parece acarretar grande importância no impacto dos cuidados prestados aos utentes destas estruturas. É ao Diretor Técnico a quem, na maioria das vezes, cabe a gestão dos recursos humanos, pelo que é ele que enfrenta a grande missão de encontrar formas e métodos que permitam conciliar a satisfação destes trabalhadores com a atividade por eles desenvolvida, por forma a conseguir uma melhor otimização na prestação dos cuidados humanos. Com este estudo, pretende-se perceber de que forma o papel do Diretor Técnico, analisando a sua postura, o seu estilo de liderança, influencia a satisfação dos trabalhadores prestadores de cuidados e de que forma essa satisfação se reflete na prestação dos cuidados prestados. Para o efeito, será realizado um estudo quantitativo, através da aplicação de inquérito aos trabalhadores destas estruturas, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência.pt_PT
dc.description.abstractThe professional satisfaction of IPSS workers, more specifically ERPI`S workers, is a subject that is not very developed in the literature, and that seems to be of great importance in the impact of the care provided to the users of these structures. It is the Technical Director who most often manages human resources, so he is the one who faces the great task of finding ways and methods that allow reconciling the satisfaction of these workers with the activity they carry out, in order to achieve optimization in the provision of human care. With this study, we intend to understand how the role of the Technical Director, analyzing his posture, his leadership style, influences the satisfaction of care workers, and how this satisfaction is reflected in the provision of care. For this purpose, a quantitative study will be carried out by means of a survey, among the workers of these structures, using a non-probabilistic sample for convenience.pt_PT
dc.identifier.tid203658736pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/45797
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectDiretor técnicopt_PT
dc.subjectERPIpt_PT
dc.subjectCuidados prestadospt_PT
dc.subjectProfessional satisfactionpt_PT
dc.subjectTechnical directorpt_PT
dc.subjectCare providedpt_PT
dc.titleO papel do diretor técnico na satisfação dos colaboradores das ERPI e o impacto na qualidade dos cuidados prestadospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gerontologia Social Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203658736.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: