Repository logo
 
Publication

O papel estratégico da comunicação interna para o reforço da responsabilidade social interna na ótica dos responsáveis de estrutura da Companhia Recheio do Grupo Jerónimo Martins

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
dc.contributor.authorPeixoto, Luísa Pedro de Sousa de Leite
dc.date.accessioned2021-06-02T10:54:32Z
dc.date.available2021-06-02T10:54:32Z
dc.date.issued2021-01-19
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractConsiderada um elemento essencial para os indivíduos, para os grupos e para as corporações, a comunicação permite, não só, que estes existam e coexistam através da partilha de significados, como, também, torna possível a transmissão e compreensão de informações e ideias. É, portanto, neste paradigma que a comunicação interna conquista a sua importância e se revela como inevitavelmente poderosa e poderosamente inevitável no seio das organizações, atuando como um processo contínuo através do qual os atores sociais exploram, produzem, negoceiam e alteram o que significa ser uma organização socialmente responsável. A presente dissertação procura compreender a forma como os responsáveis de estrutura da companhia Recheio percecionam os processos e esforços comunicacionais da área de Responsabilidade Social Interna (RSI) definidos pelo Grupo Jerónimo Martins, identificando os fatores valorizados e os que se encontram aquém das necessidades. Neste âmbito, o quadro teórico foi construído tendo por base a tríade ‘organização, comunicação interna e responsabilidade social interna’, abordando estes conceitos e todos os outros que lhes estão inerentes. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, compreendendo esta a análise de dados exploratórios e primários, consistindo os primeiros em análise documental e entrevistas exploratórias às responsáveis de Comunicação Interna e de Responsabilidade Social Interna do Grupo Jerónimo Martins e os segundos em entrevistas aos elementos decisores do Recheio, respetivamente. Os principais resultados da presente dissertação indicam a, cada vez mais pulsante, necessidade de se apostar em estratégias comunicacionais e socialmente responsáveis que sejam win-win para a organização e para os seus colaboradores. Paralelamente, concluí-se que a comunicação interna tem de ser assumida através de um processo contínuo, claro, com empatia e proximidade e assente na escuta ativa, de modo a que seja possível identificar as dificuldades e receios dos colaboradores, realizando-os e satisfazendo-os.pt_PT
dc.description.abstractConsidered an essential element for individuals, groups and corporations, communication not only allows these to exist and coexist through the sharing of meanings, but also makes it possible to transmit and understand information and ideas. It is, therefore, in this paradigm that internal communication gains its importance and reveals itself as inevitably powerful and powerfully inevitable within organizations, acting as a continuous process through which social actors explore, produce, negotiate and change what it means to be a socially responsible organization. This dissertation seeks to understand the way those responsible for the structure of Recheio perceive the communication processes and efforts in the area of Internal Social Responsibility (RSI) defined by the Jerónimo Martins Group, identifying the valued factors and those that fall short of needs. In this context, the theoretical framework was built based on the triad 'organization, internal communication and internal social responsibility', addressing these concepts and all the others that are inherent to them. The problem under analysis motivated an qualitative investigation, which included the analysis of exploratory and primary data, the former consisting of documentary analysis and exploratory interviews with the heads of Internal Communication and Internal Social Responsibility of the Jerónimo Martins Group and the latter in interviews to the decision-making elements of Recheio, respectively. The main results of this dissertation indicate the need for betting on communicational and socially responsible strategies that are win-win for the organization and its employees, which is more and more pulsating. At the same time, it was concluded that internal communication must be assumed through a continuous process, clear, with empathy and closeness and based on active listening, so that it is possible to identify the difficulties and fears of employees, carrying them out and satisfying them.pt_PT
dc.identifier.tid202724379pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33419
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectResponsabilidade social internapt_PT
dc.subjectOrganizações Grupo Jerónimo Martinspt_PT
dc.subjectInternal communicationpt_PT
dc.subjectInternal social responsibilitypt_PT
dc.subjectOrganizationspt_PT
dc.subjectJerónimo Martins Grouppt_PT
dc.titleO papel estratégico da comunicação interna para o reforço da responsabilidade social interna na ótica dos responsáveis de estrutura da Companhia Recheio do Grupo Jerónimo Martinspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Luísa Sousa Leite Peixoto.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format