Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-19"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O papel estratégico da comunicação interna para o reforço da responsabilidade social interna na ótica dos responsáveis de estrutura da Companhia Recheio do Grupo Jerónimo MartinsPublication . Peixoto, Luísa Pedro de Sousa de Leite; Brandão, Nuno Manuel Coelho de GoulartConsiderada um elemento essencial para os indivíduos, para os grupos e para as corporações, a comunicação permite, não só, que estes existam e coexistam através da partilha de significados, como, também, torna possível a transmissão e compreensão de informações e ideias. É, portanto, neste paradigma que a comunicação interna conquista a sua importância e se revela como inevitavelmente poderosa e poderosamente inevitável no seio das organizações, atuando como um processo contínuo através do qual os atores sociais exploram, produzem, negoceiam e alteram o que significa ser uma organização socialmente responsável. A presente dissertação procura compreender a forma como os responsáveis de estrutura da companhia Recheio percecionam os processos e esforços comunicacionais da área de Responsabilidade Social Interna (RSI) definidos pelo Grupo Jerónimo Martins, identificando os fatores valorizados e os que se encontram aquém das necessidades. Neste âmbito, o quadro teórico foi construído tendo por base a tríade ‘organização, comunicação interna e responsabilidade social interna’, abordando estes conceitos e todos os outros que lhes estão inerentes. A problemática em análise motivou uma investigação qualitativa, compreendendo esta a análise de dados exploratórios e primários, consistindo os primeiros em análise documental e entrevistas exploratórias às responsáveis de Comunicação Interna e de Responsabilidade Social Interna do Grupo Jerónimo Martins e os segundos em entrevistas aos elementos decisores do Recheio, respetivamente. Os principais resultados da presente dissertação indicam a, cada vez mais pulsante, necessidade de se apostar em estratégias comunicacionais e socialmente responsáveis que sejam win-win para a organização e para os seus colaboradores. Paralelamente, concluí-se que a comunicação interna tem de ser assumida através de um processo contínuo, claro, com empatia e proximidade e assente na escuta ativa, de modo a que seja possível identificar as dificuldades e receios dos colaboradores, realizando-os e satisfazendo-os.
- Motivos para o consumo de álcool em mulheres grávidas e não grávidas portuguesas : um estudo exploratórioPublication . Veloso, Liliana Sofia Marques; Dias, Paulo César Azevedo
- Monitorização da dor na pessoa em situação crítica com alterações na comunicaçãoPublication . Alves, Rita Joana Veloso; Marques, RitaO presente relatório surge no âmbito da realização do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica e pretende partilhar as atividades e competências adquiridas através da sua análise crítica e reflexiva. Este percurso foi realizado em dois contextos distintos. O primeiro estágio foi realizado num Serviço de Urgência e o segundo numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, ambos num hospital localizado na periferia de Lisboa. Os objetivos para ambos os contextos passaram pelo desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticas e relacionais para a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e família e, contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem através da gestão diferenciada da dor e do conforto da pessoa em situação crítica. A dor é um sintoma que acompanha a generalidade das situações patológicas que requerem cuidados de saúde e, como tal, a pessoa em situação crítica não é exceção (DGS, 2003). É uma das piores memórias e experiências e, pode ter como consequência, o atraso na recuperação e o aumento da taxa de mortalidade pondo em causa a qualidade de vida do doente (Rafiei, Ghadami, Irajpour & Feizi, 2016). Como tal, a dor na pessoa em situação crítica assumiu um papel central ao longo do meu percurso estando representada no primeiro capítulo deste relatório, através da realização da Revisão Integrativa da Literatura, “Indicadores na Monitorização da Dor na Pessoa em Situação Crítica”. Este relatório pretende demonstrar as experiências vivenciadas que foram determinantes na aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências essenciais para um Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica.
- A reforma do Altar cristão segundo o Concílio Vaticano II e a sua importância na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica : contributo para a unidade letiva “A Partilha do Pão” do 6.º ano do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Pedrosa, Simão José Fernandes; Varanda, Maria Isabel PereiraO Altar cristão é para os crentes o local central para a expressão pessoal e comunitária da sua fé, nomeadamente, na Eucaristia. Ao mesmo tempo, permite uma aproximação entre o humano e o divino. É preciosa a perceção da importância do Altar por parte dos alunos e do seu real significado como local sagrado, de encontro com a alteridade, de partilha e de dádiva total de cada um. No contexto atual, a linguagem simbólica tem um papel fundamental na transmissão de uma mensagem e, por isso, o ensino de Educação Moral e Religiosa Católica não pode perder a oportunidade de dar a conhecer os símbolos da fé cristã. Sabemos que a cultura, a história e a identidade do mundo Ocidental tem as suas raízes na cultura cristã que não devemos esquecer. Por isso, conhecer o Altar e o que ele significa é mergulhar na nossa origem e identidade.