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Perceção, conhecimento e atitudes dos professores no âmbito da higiene oral e traumatologia dentária

datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Clínicapt_PT
dc.contributor.advisorFigueiredo, Andreia Sofia Paiva
dc.contributor.advisorSeabra, Mariana Pinheiro Torres de
dc.contributor.authorAlbuquerque, Ana Teresa Lopes Baptista Frederico de
dc.date.accessioned2021-09-01T11:30:02Z
dc.date.available2021-09-01T11:30:02Z
dc.date.issued2021-07-19
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractIntrodução: Os professores, pela proximidade que têm com os seus alunos, desempenham um papel essencial na educação das crianças e jovens para a saúde oral e podem contribuir para a adoção de comportamentos e práticas saudáveis que se perpetuarão para o resto da vida. A escola, é assim, o local ideal para o desenvolvimento de programas educativo-preventivos. No entanto, a maioria dos professores não possui conhecimento e formação apropriada relativamente à saúde oral e traumatismos dentários. Objetivos: Caraterizar a perceção, conhecimentos e atitudes dos professores relativamente à higiene oral e traumatismos dentários e averiguar a influência das variáveis sociodemográficas e relativas à vigilância em saúde oral. Material e Métodos: Estudo descritivo, observacional, transversal realizado com 475 docentes dos Agrupamentos de Escolas e Colégios privados de Viseu. Os dados foram recolhidos através de um questionário online que permitiu caracterizar as variáveis sociodemográficas, de vigilância para a saúde oral e avaliar os conhecimentos relativamente à saúde oral e traumatismos dentários. Resultados: Verificou-se que apenas 6,7% do número total de entrevistados (n= 32) teve formação em saúde oral, embora 86,7% tenha interesse em aumentar conhecimento na área. Na generalidade, observou-se um défice no conhecimento dos professores relativamente à saúde oral e traumatologia dentária. A grande maioria não sabe agir perante traumatismos dentários, no entanto revelam maior preocupação com dentes definitivos. A variável que mais influenciou os conhecimentos dos professores foi o ciclo de ensino. Conclusão: Perante a constatação do défice de conhecimentos por parte dos professores relativamente à saúde oral e traumatismos dentários, torna-se necessário colmatar esta falha através da implementação de programas de educação contínua acerca da temática. Os professores não conseguem atuar de forma adequada nem podem ajudar na transmissão de conhecimentos e adoção de comportamentos saudáveis, se eles próprios permanecem mal informados. Assim, é essencial capacitar os docentes para educar corretamente as crianças e jovens, e dotá-los de conhecimento para agirem de forma apropriada perante situações de trauma dentário, sendo que uma atuação atempada pode fazer a diferença no prognóstico.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Teachers have an important role as oral health educators and can contribute to the adoption of healthy habits and hygiene practices, preventing oral diseases. However, most of them do not have any training in the area, and this inadequate knowledge, skill and motivation to provide oral health education has resulted in negative repercussions on pupils oral health. Traumatic dental injuries due to falls and accidents are very common among children, as they are often involved in close contact and physical activities. These accidents happen mainly at home or at school. Therefore, teachers’ awareness in managing these situations and acting upon them appropriately is crucial for a good prognosis and long-term treatment success. Objectives: Characterize the knowledge, attitudes and behaviours of teachers concerning children’s oral health, oral hygiene and dental trauma and evaluate the influence of sociodemographic and preventive variables. Material and Methods: This descriptive, observational, cross-sectional epidemiological study was carried out with 475 pre-school and school teachers in Viseu, using a self-administered questionnaire, in order to characterize the sociodemographic variables, variables related to preventive oral health and attitudes towards dental trauma. Results: The results show that in the survey, only 6.7% of the respondents had prior oral health education. Overall, the teachers’ knowledge regarding children’s oral health and the management of traumatic dental injuries was deficient. Although there was a positive attitude towards including oral health in the teaching curriculum, they reported difficulties in teaching oral health content and implementing healthy behaviours due to lack of material, personnel, appropriate activities and space to teach the subject properly. Conclusion: Educational programs should be implemented to improve teachers’ knowledge regarding children’s oral health, so that they can take an active role in school-based dental education, help parents, and positively influence children’s behaviours. In addition, teachers should be trained to react appropriately when facing a traumatic dental injury, as they are the first line of advice and can make a difference in the prognosis.pt_PT
dc.identifier.tid202750523pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34568
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectHigiene oralpt_PT
dc.subjectSaúde oralpt_PT
dc.subjectTraumatismos dentáriospt_PT
dc.subjectSchool teacherspt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectOral healthpt_PT
dc.subjectOral hygienept_PT
dc.subjectDental traumapt_PT
dc.titlePerceção, conhecimento e atitudes dos professores no âmbito da higiene oral e traumatologia dentáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Medicina Dentáriapt_PT

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