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Práticas disciplinares parentais : perceções e práticas dos profissionais de saúde infantil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorNegrão, Mariana Andrade Sottomayor
dc.contributor.advisorVeríssimo, Lurdes
dc.contributor.authorPinho, Mariana Ribeiro
dc.date.accessioned2020-03-13T20:10:42Z
dc.date.available2020-03-13T20:10:42Z
dc.date.issued2019-07-25
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente estudo exploratório pretende analisar as crenças e perceções dos profissionais de saúde acerca das práticas disciplinares parentais em crianças dos três aos seis anos. Participaram 11 profissionais de saúde, nomeadamente, médicos e enfermeiros de família com diferentes graus de experiência, de unidades dos Cuidados de Saúde Primários do distrito do Porto. Utilizando-se uma metodologia qualitativa, os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada que nos permitiu aceder à experiência individual e clínica dos profissionais acerca desta problemática, possibilitando uma maior sensibilidade para as interpretações e significações atribuídas aos fenómenos em análise. Os resultados parecem apontar para um tipo de aconselhamento baseado em experiência adquirida mais do que em evidência. A maioria dos participantes reprova o uso de práticas disciplinares coercivas, no entanto, observa-se, ainda, a legitimação destas práticas pelos restantes. No momento atual, os resultados alertam para a necessidade de intervenção e apoio na formação destes profissionais.pt_PT
dc.description.abstractThe present exploratory study aims to analyse the beliefs and perceptions of health professionals about parental disciplinary practices in preschoolers. In the study have participated eleven health professionals, including physicians and family nurses with different levels of experience, from primary health care units in the district of Oporto. Following a qualitative methodology, the data were collected through a semistructured interview, that allowed us to access the individual and clinical experience of the professionals, enabling a greater sensitivity for the interpretations and meanings attributed to the phenomena under analysis. The results show a counselling based on the acquired experience rather than evidence-based. Most of the participants reject the use of coercive disciplinary practices, however, the legitimacy of these practices by the others is still observed. Currently, the results alert to the need for intervention and support in the training of health professionals.pt_PT
dc.identifier.tid202298795pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29944
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPráticas disciplinares parentaispt_PT
dc.subjectAconselhamentopt_PT
dc.subjectCuidados de saúde primáriospt_PT
dc.subjectIdade pré-escolarpt_PT
dc.subjectFormação de profissionaispt_PT
dc.subjectParental disciplinary practicespt_PT
dc.subjectCounsellingpt_PT
dc.subjectPrimary health care settingspt_PT
dc.subjectPreschoolerspt_PT
dc.subjectTraining of professionalspt_PT
dc.titlePráticas disciplinares parentais : perceções e práticas dos profissionais de saúde infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

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