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Práticas disciplinares parentais : perceções e práticas dos profissionais de saúde infantil

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Abstract(s)

O presente estudo exploratório pretende analisar as crenças e perceções dos profissionais de saúde acerca das práticas disciplinares parentais em crianças dos três aos seis anos. Participaram 11 profissionais de saúde, nomeadamente, médicos e enfermeiros de família com diferentes graus de experiência, de unidades dos Cuidados de Saúde Primários do distrito do Porto. Utilizando-se uma metodologia qualitativa, os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada que nos permitiu aceder à experiência individual e clínica dos profissionais acerca desta problemática, possibilitando uma maior sensibilidade para as interpretações e significações atribuídas aos fenómenos em análise. Os resultados parecem apontar para um tipo de aconselhamento baseado em experiência adquirida mais do que em evidência. A maioria dos participantes reprova o uso de práticas disciplinares coercivas, no entanto, observa-se, ainda, a legitimação destas práticas pelos restantes. No momento atual, os resultados alertam para a necessidade de intervenção e apoio na formação destes profissionais.
The present exploratory study aims to analyse the beliefs and perceptions of health professionals about parental disciplinary practices in preschoolers. In the study have participated eleven health professionals, including physicians and family nurses with different levels of experience, from primary health care units in the district of Oporto. Following a qualitative methodology, the data were collected through a semistructured interview, that allowed us to access the individual and clinical experience of the professionals, enabling a greater sensitivity for the interpretations and meanings attributed to the phenomena under analysis. The results show a counselling based on the acquired experience rather than evidence-based. Most of the participants reject the use of coercive disciplinary practices, however, the legitimacy of these practices by the others is still observed. Currently, the results alert to the need for intervention and support in the training of health professionals.

Description

Keywords

Práticas disciplinares parentais Aconselhamento Cuidados de saúde primários Idade pré-escolar Formação de profissionais Parental disciplinary practices Counselling Primary health care settings Preschoolers Training of professionals

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