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A cobertura mediática das notícias solidárias da Fundação Infantil Ronald McDonald

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrandão, Nuno Manuel Coelho de Goulart
dc.contributor.authorPinto, Sarah Olívia
dc.date.accessioned2020-09-25T10:10:59Z
dc.date.available2020-09-25T10:10:59Z
dc.date.issued2020-05-07
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo perceber como são escolhidas as estratégias comunicacionais para diferentes campanhas da Fundação Infantil Ronald McDonald - a Campanha McSorriso; Quinto Aniversário da Casa Ronald McDonald do Porto; e da Coleção Solidária. Visou-se, deste modo, através de categorias de análise noticiosa e suas diferentes subcategorias, apurar se existem semelhanças ou diferenças na cobertura noticiosa das iniciativas solidárias da McDonald’s. Os resultados obtidos permitiram apurar diferenças entre as três campanhas solidárias em estudo. Destaca-se na campanha McSorriso a sensibilização do público; na campanha do 5º aniversário da Casa Ronald McDonald do Porto um destaque solidário junto das famílias apoiadas e no apoio à campanha por parte do Presidente do Futebol Clube do Porto. E, quanto à campanha da Coleção Solidária, o facto de não ter sido referenciada a marca da McDonald’s nas notícias, o que na opinião dos responsáveis da marca, até reforça a sua dimensão socialmente responsável, ao não se associar, diretamente, nas ações solidárias por ela apoiada, deixando assim, essa associação solidária para as entidades e famílias apoiadas, se assim o entenderem destacar.pt_PT
dc.description.abstractThe present study has the goal to realize how the communicational strategies are chosen for different campaigns of the Ronald McDonald children foundation - the campaign McSorriso; the fifth birthday of the Ronald McDonald home in Porto; and the solidarity collection. This way, it was aimed, through categories of news analysis and its different subcategories, investigate if there are similarities or differences in the news coverage of McDonald’s solidarity initiatives. The results allowed to distinguish the differences of the news between the three solidarity campaigns in this study. In the McSorriso campaign was highlighted the awareness of the public; the campaign of the 5º birthday of the Ronald McDonald home in Porto featured a solidarity initiative united with the families supported by the fundation and, in reinforcement to the campaign, it was supported by the president of Porto football team. Relatively to the campaign of the solidarity collection, it stands out that it was not referenced the McDonald's brand in the news, as the responsible for the brand claimed it reinforced the social responsibility dimension of McDonald’s by not associate directly with the solidarity actions supported by it, leaving that association for the entities and families supported in case they want topt_PT
dc.identifier.tid202508757pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/30981
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectValores-notíciapt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectAssessoria de imprensapt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subjectNews valuespt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectPress officept_PT
dc.titleA cobertura mediática das notícias solidárias da Fundação Infantil Ronald McDonaldpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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