Repository logo
 
Publication

Comparação dos métodos de entrega de encomendas online : o caso de e-commerce da Sonae MC

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Rui Manuel Soucasaux Meneses e
dc.contributor.advisorPortela, Conceição
dc.contributor.authorRebelo, Márcia Pais
dc.date.accessioned2017-03-15T11:30:33Z
dc.date.issued2016-07-06
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA disponibilização de mais do que um método de entrega para encomendas online permite de facto captar mais clientes uma vez que vai de encontro às necessidades de diferentes tipos de consumidores. Além disso, os retalhistas esforçam-se para reduzir os custos de last mile associados à entrega de encomendas em casa (Home Delivery) procurando oferecer outras opções ao cliente como por exemplo a recolha de encomendas numa loja (Click&Collect). No entanto, para motivar os clientes a optar por este tipo de entrega é necessário compreender quais as características das encomendas entregues através destes dois métodos. Este trabalho pretende compreender como os atributos das encomendas influenciam a probabilidade de a encomenda ser entregue pelo método Home Delivery ou pelo método Click&Collect. Para isso, foi analisada uma amostra da base de dados das transações da loja Continente Online correspondente a um ano com o intuito de caracterizar os atributos das encomendas que são entregues através de cada um dos métodos de entrega mencionados. Com este trabalho foi possível concluir que os clientes usam o método Home Delivery para encomendas mais planeadas e sobretudo quando valorizam a comodidade oferecida pela entrega em casa. Por outro lado, as encomendas entregues através do método Click&Collect representam compras do dia-a-dia com menor volume. Com os resultados deste trabalho são ainda propostas algumas sugestões de como se poderá incentivar os clientes a escolher o método de entrega Click&Collect.pt_PT
dc.description.abstractThe offer of more than one delivery method for online orders attracts more customers since it meets different customer needs. In addition, retailers struggle to reduce last mile costs associated with delivering the order at home (Home Delivery) by offering other options such as the alternative of collecting the order in a physical store (Click&Collect). However, to motivate customers to choose this option it is necessary to understand which order features are associated with each delivery method. This study aims to understand how order attributes affect the likelihood of the order being delivered by Home Delivery or Click&Collect. This work is based on the analysis of a sample retrieved from Continente Online’s database which represents a year of online transactions. The analysis aims to describe the attributes from orders delivered by Home Delivery and Click&Collect. The study found that costumers use Home Delivery for planned purchases and value the convenience of receiving the goods at home. On the other hand, Click&Collect orders represent smaller daily purchases. The study also provides suggestions on how to motivate customers to choose Click&Collect.pt_PT
dc.identifier.tid201464624pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21797
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecte-Commercept_PT
dc.subjectMétodos de entregapt_PT
dc.subjectRetalho alimentarpt_PT
dc.subjectDelivery methodspt_PT
dc.subjectGrocery retailpt_PT
dc.titleComparação dos métodos de entrega de encomendas online : o caso de e-commerce da Sonae MCpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201464624.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: