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Viver a pandemia por COVID-19 como criança e adolescente

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorCaldeira, Sílvia
dc.contributor.authorBandeira, Cátia Alexandra Guincho
dc.date.accessioned2024-04-16T10:39:43Z
dc.date.available2024-04-16T10:39:43Z
dc.date.issued2022-09-06
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivo a descrição do percurso realizado para a aquisição e desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, tendo como temática central a vivência das crianças e adolescentes durante a pandemia por COVID-19. A descrição neste relatório será baseada numa análise critico-reflexiva dos objetivos e atividades delineadas, tendo em vista a prestação de cuidados centrados na família e a promoção da saúde nas crianças e adolescentes, levando à adoção de comportamentos saudáveis, fundamentando a minha prática clínica no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. A pandemia por COVID-19 veio alterar a vida quotidiana regular da população mundial, e as crianças e adolescentes sofreram igualmente consequências com as restrições que foram sendo impostas pelas políticas de saúde, que influenciaram a vida na globalidade e funcionalidade. A família teve de adaptar a sua dinâmica, assim como os enfermeiros tiveram de ajustar a sua prática para manter os cuidados a um nível que garantisse a qualidade e a segurança dos clientes. O estágio foi dividido em três módulos, e decorreu em diferentes áreas de assistência ao utente pediátrico: Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos e Internamento de Pediatria. Os diferentes campos de estágio permitiram-me desenvolver competências no âmbito da prestação de cuidados à criança e família em situações de especial complexidade, avaliando a família e as suas necessidades, adaptando a minha intervenção e comunicação ao seu estádio de desenvolvimento, tentando alcançar o seu bem-estar e a promoção da saúde. Os objetivos e atividades delineadas, possibilitaram a melhoria da minha capacidade de reflexão e transmissão do conhecimento e, através de uma tomada de decisão e prática clínica apoiadas em evidência científica, fui adquirindo e desenvolvendo competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica durante o meu percurso, tendo em vista uma resposta às necessidades da criança, jovem e família.pt_PT
dc.description.abstractThis report has the purpose of describing the path to acquire and develop competences as a Paediatric Nurse, and is based on the main topic concerning the experience of children and adolescents during the COVID-19 pandemic. The report is based on a critical and reflexive analysis of the defined objectives and activities, focusing on providing families with care and the health promotion on children and adolescents, leading to healthy behaviour, basing my clinical practices on the Nola Pender’s Health Promotion Model. The COVID-19 pandemic has changed daily life routines worldwide, with children and adolescents equally affected by the consequences from the lockdowns imposed by health politics that have affected life globally. Families had to adapt their dynamics, and nurses had to adjust their own methods to ensure continued improvement of healthcare practices. The internship has been divided into three modules, covering different settings of assistance to newborn, children and adolescents: Neonatal Intensive Care Unit, Paediatrics Intensive Care Unit and Paediatric Ward. The diverse internship areas allowed me the opportunity to develop skills to provide care to paediatrics patient in a complex scenario, assessing family needs and adjusting my intervention and communication to their development stage, in order to raise their wellbeing and health. The proposed objectives and activities helped me develop my thought process and knowledge transmission capabilities, and via decision making and clinical practices supported by scientific evidence, I acquired and developed competences as a Paediatric nurse, to respond to the needs of children, adolescents and families.pt_PT
dc.identifier.tid203391683pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/44607
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectAtividades de vida diáriaspt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPromoção da saúdept_PT
dc.subjectActivities of daily livingpt_PT
dc.subjectAdolescentpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectHealth promotionpt_PT
dc.titleViver a pandemia por COVID-19 como criança e adolescentept_PT
dc.title.alternativeLiving the COVID-19 pandemic as a child and adolescentpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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