Repository logo
 
Publication

O que os liderados mais valorizam nos líderes que os motivam : o caso Auchan

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRego, José Arménio Belo da Silva
dc.contributor.authorÖhler, Cláudio Stefan Lampreia Palma
dc.date.accessioned2022-08-05T17:15:26Z
dc.date.available2023-02-05T01:30:31Z
dc.date.issued2022-07-14
dc.date.submitted2022-04
dc.description.abstractEste trabalho procura compreender as competências de liderança que os liderados mais valorizam nos seus líderes, bem como a associação entre essas competências e os fatores motivacionais dos liderados. Através de entrevistas semiestruturadas, inquirimos uma amostra de 64 indivíduos da Auchan Retail Portugal, na loja da Maia. Os principais resultados do estudo reiteram aquilo que a literatura tem sugerido: a eficácia da liderança depende, em grande medida, de competências que não são de natureza técnica. Acessibilidade e apoio em momentos críticos, inovação da comunicação e motivação da equipa foram os comportamentos mais mencionados dos líderes. Tendo sido as competências sociais-relacionais as mais citadas, há razões para supor que estas relevam para efeitos de motivação de liderados. As organizações devem ter essas competências em atenção ao selecionar pessoas para funções de liderança, e precisam de fazer um esforço de desenvolvimento de líderes orientados para essas mesmas competências, tornando a sua liderança mais eficaz.pt_PT
dc.description.abstractThis study seeks to understand the leadership competencies that followers most value in their leaders, as well as the association between these competencies and the followers' motivational factors. Through semi-structured interviews, we surveyed a sample of 64 individuals from Auchan Retail Portugal, in the store located in Maia. The main results of the study reiterate what the literature has suggested: leadership effectiveness depends, to a large extent, on competencies that are not of a technical nature. Accessibility and support in critical moments, innovation in communication, and team motivation were the most mentioned behaviors of the leaders. Social-relational competencies having been the most cited, there is reason to assume that they are relevant the motivation of subordinates. Organizations should pay attention to these competencies when selecting people for leadership roles, and they need to make an effort to develop leaders oriented towards these competencies, making their leadership more effective.pt_PT
dc.identifier.tid203042662pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38542
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectComportamentos de liderançapt_PT
dc.subjectLíderpt_PT
dc.subjectLideradospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectMetodologia Gioiapt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectLeadership behaviorspt_PT
dc.subjectLeaderpt_PT
dc.subjectSubordinatespt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectGioia Methodologypt_PT
dc.titleO que os liderados mais valorizam nos líderes que os motivam : o caso Auchanpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203042662.pdf
Size:
1018.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: