Repository logo
 
Publication

Investigação e ensino supervisionados em Tecnologias de Informação e Comunicação

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRestivo, Francisco José de O.
dc.contributor.authorGalego, Filipe António Domingues
dc.date.accessioned2017-01-18T11:51:01Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste relatório incide sobre a Prática de Ensino supervisionada da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação do 10º ano do ensino secundário profissional. Além disso, integra um artigo científico sobre a possibilidade de se utilizar o Podcast na Educação. Este último, decorrente do percurso desenvolvido em contexto de estágio e com o fim de consubstanciar a componente científica do Ensino Supervisionado. A elaboração do relatório é o culminar do Mestrado em Ensino de Informática em que nos encontramos a realizar, com vista a obtenção da profissionalização como professor. Destas práticas supervisionadas, relatamos as atividades desenvolvidas tendo em atenção a sua importância para o nosso crescimento profissional, com destaque para o estágio propriamente dito, que se divide em atividades letivas e não letivas, o artigo científico realizado, bem como a participação no evento científico, “Jornadas de Ensino de Informática-JEI 2012” realizadas por docentes e alunos deste Mestrado. Do ponto de vista metodológico, para a elaboração do artigo procedemos à revisão da literatura. Para o relatório, em geral, optámos por descrever e refletir sobre as diferentes componentes e atividades das Práticas de Ensino Supervisionadas.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the supervised practice of teaching the discipline of Information Technologies and Communication of the 10th year of secondary vocational education. Besides, it integrates a scientific article about the possibility of using the Podcast in Education. This article is the result that was developed at context of internship overlooking to substantiate the scientific component of supervised teaching. The preparation of this report is the culmination of the Master in Teaching Computing in which we find to be undertaken with a view to obtaining professional training as a teacher. From these supervised practices, we report the activities developed regarding to their importance for our professional growth, with emphasis on the internship itself, which is divided into llective activities and non llective, the scientific article performed as well as the participation in the scientific event "JEI 2012" performed by the teachers and students of this Masters. From the methodological standpoint, for the preparation of the scientific article, we proceed to review the literature. For the report, in general, we have chosen to describe and reflect about the different components and activities of the supervised teaching practice.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21270
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleInvestigação e ensino supervisionados em Tecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Informática

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
21270.pdf
Size:
9.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: