Repository logo
 
Publication

O ensino da religião como resposta à laicização

dc.contributor.authorDuque, João Manuel
dc.date.accessioned2021-06-08T15:30:34Z
dc.date.available2021-06-08T15:30:34Z
dc.date.issued2016-06-01
dc.description.abstractO artigo pretende fornecer alguns argumentos em favor do ensino da religião nas escolas públicas, no contexto dos denominados estados laicos. Nesse sentido, evita-se qualquer tipo de argumentação confessional, incluindo o recurso a acordos entre os estados e as igrejas. Procura-se, antes, uma fundamentação nas diversas dimensões do próprio processo educativo. Nesse sentido, o ensino religioso pretenderia, em primeiro lugar, desenvolver o espírito (auto)crítico dos alunos, em relação à respetiva opção religiosa ou não religiosa; em segundo lugar, pretenderia explorar as concepções antropológicas que resultam de tradições religiosas, e que acabam por determinar certas opções éticas e políticas das sociedades; por último, o ensino religioso desenvolveria nos alunos o sentido do mistério, análogo ao sentido poético, que é fundamental para uma concepção mais completa do humano. O modo prático de articular estes argumentos com o atual esquema de funcionamento do ensino da religião constituiu um desafio em aberto.pt_PT
dc.description.abstractThis article intends to provide some arguments in favor of the teaching of the religion in the public schools, in the context of the denominated secular states. In this sense, any kind of confessional argument is avoided, including the appeal to agreements between states and churches. Rather, a foundation is sought in the various dimensions of the educational process itself. In this sense, religious education would, in the first place, develop the (self) critical spirit of the students, in relation to their religious or non religious choice; secondly, it would seek to explore the anthropological conceptions that result from religious traditions, and which eventually determine certain ethical and political choices of societies; finally, religious teaching would develop in students the sense of mystery, analogous to the sense of poetics, which is fundamental to a more complete conception of the human. The practical way of articulating these arguments with the current working scheme of the teaching of religion remains an open challenge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/theologica.2016.51pt_PT
dc.identifier.issn0872-234X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33514
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectReligiãopt_PT
dc.subjectEnsino religiosopt_PT
dc.subjectAntropologiapt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectReligionpt_PT
dc.subjectReligious educationpt_PT
dc.subjectAnthopologypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.titleO ensino da religião como resposta à laicizaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage11pt_PT
oaire.citation.titleTheologicapt_PT
oaire.citation.volume51pt_PT
person.familyNameDuque
person.givenNameJoão Manuel
person.identifierT-7344-2019
person.identifier.ciencia-idC515-DBB6-35BD
person.identifier.orcid0000-0002-9252-6709
person.identifier.scopus-author-id57214069073
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication41bdbe11-d765-4dd2-94af-89980e4757f6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery41bdbe11-d765-4dd2-94af-89980e4757f6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
51_article_150_1_10_20190808.pdf
Size:
140.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format