Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation delves into the domain of sentiment analysis, a computational approach to detect and extract human sentiments from textual data. With the ever-increasing growth of online textual content, especially in the form of reviews, the need to accurately determine customer sentiment has never been more imperative. To explore the efficacy of lexicon-based sentiment analysis models, this study implements 9 models: VADER, TextBlob, NRC Lexicon, SentiWordNet, Pattern, AFINN, Opinion Lexicon, LabMT, and ANEW. These models are tested on an Amazon reviews dataset, which is uniquely accompanied by a rating system in which the accuracy of the sentiment extraction can be assessed. The study then further delves into a comparative analysis, collecting the performance of these models to discern their strengths, weaknesses, and overall utility.
Esta dissertação aborda o tema de Sentiment Analysis, uma técnica que permite detetar e extrair sentimentos humanos a partir de texto. Com o crescimento exponencial de dados sob a forma de texto online, particularmente nas avaliações dos consumidores, a necessidade de determinar com precisão os sentimentos destes nunca foi tão imperativo. Esta técnica é essencial para converter os dados textuais em informação que pode ser efetivamente utilizada. Para explorar a eficácia dos modelos de Sentiment Analysis na categoria de abordagem por Dicionário, este estudo implementa nove modelos: VADER, TextBlob, NRC Lexicon, SentiWordNet, Pattern, AFINN, Opinion Lexicon, LabMT e ANEW. Estes modelos são testados numa base de dados que contém avaliações da Amazon e classificações através das quais a precisão da extração de sentimento pode ser avaliada. O estudo aprofunda-se numa análise comparativa, avaliando o desempenho destes modelos para identificar os seus pontos fortes, fracos e a sua utilidade.
Esta dissertação aborda o tema de Sentiment Analysis, uma técnica que permite detetar e extrair sentimentos humanos a partir de texto. Com o crescimento exponencial de dados sob a forma de texto online, particularmente nas avaliações dos consumidores, a necessidade de determinar com precisão os sentimentos destes nunca foi tão imperativo. Esta técnica é essencial para converter os dados textuais em informação que pode ser efetivamente utilizada. Para explorar a eficácia dos modelos de Sentiment Analysis na categoria de abordagem por Dicionário, este estudo implementa nove modelos: VADER, TextBlob, NRC Lexicon, SentiWordNet, Pattern, AFINN, Opinion Lexicon, LabMT e ANEW. Estes modelos são testados numa base de dados que contém avaliações da Amazon e classificações através das quais a precisão da extração de sentimento pode ser avaliada. O estudo aprofunda-se numa análise comparativa, avaliando o desempenho destes modelos para identificar os seus pontos fortes, fracos e a sua utilidade.
Description
Keywords
Sentiment analysis Dictionary approach Reviews Ratings Amazon Comparison Sentimento Dicionário Avaliações Classificações Comparação