Publication
O/a assistente social na educação: implicações para uma escola inclusiva
dc.contributor.author | Diogo, Elisete | |
dc.contributor.author | Valduga, Tatiane | |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T07:38:37Z | |
dc.date.available | 2023-10-18T07:38:37Z | |
dc.date.issued | 2021-05-26 | |
dc.description.abstract | O Serviço Social desempenha um papel central na intervenção preventiva, assistencial e política na Educação em Portugal. A formação específica do assistente social, as competências especializadas, a metodologia de intervenção e a natureza do trabalho que realiza, tornam‐no um profissional privilegiado para agir, numa perspetiva de inclusão escolar e social, em cinco dimensões: aluno, família, instituição, comunidade e política. Mobilizando literatura de referência, nacional e internacional, propõe‐se apresentar o papel do assistente social no campo da Educação e as suas contribuições, e ensaia‐se implicações para o futuro. Conclui‐se que o profissional tece contributos relevantes no combate às desigualdades sociais inscritas na escola, traduzindo‐se em um ponto de referência para o desenho e desenvolvimento das políticas educativas e inclusivas. Consagra‐se a necessidade do investimento político e de produção de conhecimento científico nestes locais de intervenção. | pt_PT |
dc.description.abstract | Social Work performs a central role in preventive, assistance, and political interventions in Education in Portugal. The specific training of a social worker, the competences specialized competences, the intervention methodology and the nature of his/her work, make him/her become a privileged professional to act, in an educational and social inclusion’ perspective, in five dimensions: student, family, institution (school), community and politics. Mobilizing national and international literature, it is proposed to present the role of a social worker in the field of Education and his/ her contributions, and implications for the future. Conclusions indicate that a social worker comprises relevant contributions against social inequalities registered in schools, becoming a reference for the design and development of educational and inclusive policies. The need for political and academic investment is recommended. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.58041/aprender.134 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-1267 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/42859 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Escola Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Serviço Social nas Escolas | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão Social | pt_PT |
dc.subject | Prática Profissional | pt_PT |
dc.subject | Inclusive School | pt_PT |
dc.subject | School Social Work | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Social Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Professional Practice | pt_PT |
dc.title | O/a assistente social na educação: implicações para uma escola inclusiva | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 63 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 49 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprender | pt_PT |
oaire.citation.volume | 41 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |