Repository logo
 
Publication

O/a assistente social na educação: implicações para uma escola inclusiva

dc.contributor.authorDiogo, Elisete
dc.contributor.authorValduga, Tatiane
dc.date.accessioned2023-10-18T07:38:37Z
dc.date.available2023-10-18T07:38:37Z
dc.date.issued2021-05-26
dc.description.abstractO Serviço Social desempenha um papel central na intervenção preventiva, assistencial e política na Educação em Portugal. A formação específica do assistente social, as competências especializadas, a metodologia de intervenção e a natureza do trabalho que realiza, tornam‐no um profissional privilegiado para agir, numa perspetiva de inclusão escolar e social, em cinco dimensões: aluno, família, instituição, comunidade e política. Mobilizando literatura de referência, nacional e internacional, propõe‐se apresentar o papel do assistente social no campo da Educação e as suas contribuições, e ensaia‐se implicações para o futuro. Conclui‐se que o profissional tece contributos relevantes no combate às desigualdades sociais inscritas na escola, traduzindo‐se em um ponto de referência para o desenho e desenvolvimento das políticas educativas e inclusivas. Consagra‐se a necessidade do investimento político e de produção de conhecimento científico nestes locais de intervenção.pt_PT
dc.description.abstractSocial Work performs a central role in preventive, assistance, and political interventions in Education in Portugal. The specific training of a social worker, the competences specialized competences, the intervention methodology and the nature of his/her work, make him/her become a privileged professional to act, in an educational and social inclusion’ perspective, in five dimensions: student, family, institution (school), community and politics. Mobilizing national and international literature, it is proposed to present the role of a social worker in the field of Education and his/ her contributions, and implications for the future. Conclusions indicate that a social worker comprises relevant contributions against social inequalities registered in schools, becoming a reference for the design and development of educational and inclusive policies. The need for political and academic investment is recommended.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.58041/aprender.134pt_PT
dc.identifier.issn0871-1267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42859
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola Inclusivapt_PT
dc.subjectServiço Social nas Escolaspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectInclusão Socialpt_PT
dc.subjectPrática Profissionalpt_PT
dc.subjectInclusive Schoolpt_PT
dc.subjectSchool Social Workpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSocial Inclusionpt_PT
dc.subjectProfessional Practicept_PT
dc.titleO/a assistente social na educação: implicações para uma escola inclusivapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage63pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.titleAprenderpt_PT
oaire.citation.volume41pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
62091707.pdf
Size:
264.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: