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Advisor(s)
Abstract(s)
In an increasingly visual world, live performing arts are continually exploring new technical and artistic dimensions to provide their audience with an immersive experience. There seems to be a growing tendency for historical sites to adopt an immersive approach to their cultural events, aided by their innate characteristics. Physical space by itself creates a particular ambience, and the layers of historical memory add meanings to the performative narratives through context and interpretations. This internship report aims to address some of the challenges and opportunities monument-hosts face when using the space in a multi-layered format, from the limited spatial changes allowed to the musical reenactments of the repertoire. The combination of historical memory preservation and reconstitution of the immaterial experiences of a given physical space fleshes out an innovative form of exploration of culturally relevant sites. In Parques de SintraMonte da Lua, S.A. (PSML), namely in Palácio Nacional de Queluz, there is a clear desire to incorporate into the visitor’s repertoire, the possibility of experiencing the space differently. The classical concerts in the historical site are an extension of the visit, through which governance can creatively contribute to the exploration of musical repertoire. Hence, we see a symbiotic relationship developing here between the monument-host and artists. The performative nature of the historical site benefits both the performers and the audience members. Immersiveness is interpreted in this report as the ultimate tool to bring together the continuum of historical memory and physical space in live performances. It is the experience of surrounding oneself with the performative space through the manipulation of the senses. The research strategy used is a qualitative analysis of literature focused on designing the performative space, of personal observation carried out during the internship, and of the different interviews with the cultural programmers, and director, as well as an examination of the data (quantitative and qualitative) collected throughout the internship at PSML.
Num mundo cada vez mais visual, as artes performativas ao vivo estão continuamente a explorar novas dimensões técnicas e artísticas a fim de proporcionar ao seu público uma experiência imersiva. Parece haver uma tendência crescente para os locais históricos adotarem uma abordagem imersiva dos seus eventos culturais, ajudados pelas suas características inatas. O espaço físico por si só cria um ambiente particular, e as camadas da memória histórica acrescentam significados às narrativas performativas através do contexto e de interpretações. Este relatório de estágio visa abordar alguns dos desafios e oportunidades que os monumentos-anfitriões enfrentam quando utilizam o espaço num formato multifacetado, desde as limitadas mudanças espaciais permitidas até às encenações musicais do repertório. A combinação da preservação da memória histórica e da reconstituição das experiências imateriais de um determinado espaço físico, dá origem a uma forma inovadora de exploração de sítios culturalmente relevantes. Na Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. (PSML), nomeadamente no Palácio Nacional de Queluz, há um desejo claro de incorporar no repertório do visitante a possibilidade de experimentar o espaço de forma diferente. Os concertos clássicos no local histórico são uma extensão da visita através da qual a governação pode contribuir de forma criativa para a exploração do repertório musical. Assim, vemos aqui desenvolver uma relação simbiótica entre o monumento-anfitrião e os artistas. A natureza performativa do local histórico beneficia tanto os intérpretes como os membros do público. A imersividade é interpretada neste relatório como a derradeira ferramenta para reunir o continuum da memória histórica e do espaço físico nas atuações ao vivo. É a experiência de mergulhar no espaço performativo através da manipulação dos sentidos. A estratégia de investigação utilizada é análise qualitativa da literatura centrada na conceção do espaço performativo, da observação pessoal no decurso do estágio e das diferentes entrevistas com os programadores culturais, e com o diretor, bem como uma análise dos dados (quantitativos e qualitativos) recolhidos durante o estágio na PSML.
Num mundo cada vez mais visual, as artes performativas ao vivo estão continuamente a explorar novas dimensões técnicas e artísticas a fim de proporcionar ao seu público uma experiência imersiva. Parece haver uma tendência crescente para os locais históricos adotarem uma abordagem imersiva dos seus eventos culturais, ajudados pelas suas características inatas. O espaço físico por si só cria um ambiente particular, e as camadas da memória histórica acrescentam significados às narrativas performativas através do contexto e de interpretações. Este relatório de estágio visa abordar alguns dos desafios e oportunidades que os monumentos-anfitriões enfrentam quando utilizam o espaço num formato multifacetado, desde as limitadas mudanças espaciais permitidas até às encenações musicais do repertório. A combinação da preservação da memória histórica e da reconstituição das experiências imateriais de um determinado espaço físico, dá origem a uma forma inovadora de exploração de sítios culturalmente relevantes. Na Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. (PSML), nomeadamente no Palácio Nacional de Queluz, há um desejo claro de incorporar no repertório do visitante a possibilidade de experimentar o espaço de forma diferente. Os concertos clássicos no local histórico são uma extensão da visita através da qual a governação pode contribuir de forma criativa para a exploração do repertório musical. Assim, vemos aqui desenvolver uma relação simbiótica entre o monumento-anfitrião e os artistas. A natureza performativa do local histórico beneficia tanto os intérpretes como os membros do público. A imersividade é interpretada neste relatório como a derradeira ferramenta para reunir o continuum da memória histórica e do espaço físico nas atuações ao vivo. É a experiência de mergulhar no espaço performativo através da manipulação dos sentidos. A estratégia de investigação utilizada é análise qualitativa da literatura centrada na conceção do espaço performativo, da observação pessoal no decurso do estágio e das diferentes entrevistas com os programadores culturais, e com o diretor, bem como uma análise dos dados (quantitativos e qualitativos) recolhidos durante o estágio na PSML.
Description
Keywords
Classical concerts Historical sites Monument-host Immersiveness Palácio Nacional de Queluz Space Concertos clássicos Sítios históricos Monumento-anfitrião Imersividade Espaço