Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

"O peixe nosso de cada dia" : a pertinência do conceito "desperdício alimentar" na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica enquanto conteúdo essencial da unidade letiva "A Partilha do Pão" do 6º ano do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Margarida Soares_MCR.pdf4.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O futuro do planeta Terra está comprometido devido à exploração excessiva que o ser humano tem feito dos seus recursos naturais, provocando a diminuição de recursos disponíveis para as gerações futuras, bem como a poluição ambiental associada à sua exploração, resultando na crise ecológica atual. No que diz respeito à atividade agropecuária, esta é responsável pela emissão de 22% do total de emissões de gases com efeito de estufa a nível global, contribuindo assim para a degradação da Terra. Atendendo à ecologia integral, os cidadãos devem ser educados de modo a adotarem um estilo de vida pautado pela sustentabilidade alimentar, tentando minimizar o desperdício alimentar. A abordagem ao tema ecológico é assim essencial em contexto escolar, onde a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (que pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos jovens) toma destaque, pois tem como objetivo a formação do ser humano em ordem ao bem comum. Este Relatório pretende demonstrar a importância de educar para a sustentabilidade alimentar e para a minimização do desperdício alimentar.
The future of Earth planet is compromised due to the mankind excessive exploitation on our natural resources, which lowers the available resources for the next generations, as well as increasing environmental pollution caused by the exploitation, resulting in the current ecological crisis. Regarding agriculture, this activity is responsible for 22% of total greenhouse gas emissions globally, contributing to the degradation of the Earth. According to integral ecology, citizens must be educated to adopt a lifestyle focused on food sustainability, trying to minimize food waste. The inclusion of ecology in the school curriculum is essential, where the Catholic Moral and Religious Education (that aims to contribute to the integral development of young people) stands out, given its objective of shaping mankind in order to the common good. This report aims to demonstrate the importance of educating food sustainability and the minimization of food waste.

Description

Keywords

Bem comum Crise ecológica Cuidado Desenvolvimento sustentável Desperdício alimentar Dieta sustentável Ecologia integral Educação EMRC Interdependência Interligação Laudato Sí Partilha Sustentabilidade alimentar Common good Ecological crisis Care Sustainable development Food waste Sustainable diet Integral ecology Education Interdependence Interconnection Sharing Food sustainability

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue