Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Literacia em saúde e primeiros socorros em contexto escolar intervenção de enfermagem comunitária

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_Vania Filipe.pdf5.33 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A intervenção do enfermeiro em contexto escolar, tem como objetivos, a promoção de estilos de vida saudáveis, aumentar o nível de literacia para a saúde, contribuir para a melhoria do ambiente escolar, promover a saúde e prevenir a doença da comunidade educativa. As escolas, os docentes e não docentes (assistentes operacionais) têm um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças e acidentes, pois são os primeiros a terem contato com a vítima na prestação do primeiro atendimento na escola, sendo importante que saibam como agir e como prestar os primeiros socorros, procurando evitar as complicações. As quedas são consideradas o acidente mais frequente nas crianças, podendo ter várias consequências. O estágio decorreu numa unidade de saúde pública e na regular atividade da equipa gestora da saúde escolar. O referencial teórico que suportou o projeto foi o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender e seguiu a metodologia do Planeamento em Saúde. O projeto de intervenção comunitária teve como base um diagnóstico de situação, desenvolvido a partir de necessidades expressas, tanto pela equipa de saúde escolar, como pela comunidade escolar (docente e não docente), no âmbito dos primeiros socorros em contexto escolar. Teve como objetivo, contribuir para a literacia em saúde dos docentes e não docentes de um agrupamento, relacionado com área dos primeiros socorros em contexto escolar. Definiram-se objetivos específicos e metas, concretizadas através da realização de sessões de educação para a saúde, folhetos, divulgação da orientação técnica “Mala de primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino” e a realização de uma sessão informativa para envolver os profissionais de saúde. As metas definidas para cada objetivo foram superadas, considerando-se que a realização deste projeto foi bastante gratificante, as atividades desenvolvidas com a comunidade escolar promoveram o aumento da literacia, dos docentes e não docentes, através da sua capacitação na área dos primeiros socorros. Permitiu também adquirir competências comuns do enfermeiro especialista e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária.
The intervention of nurses in the school context, aims to promote healthy lifestyles, increase the level of health literacy, contribute to the improvement of the school environment, promote health and prevent the disease of the educational community. Schools, teachers and non-teachers (operational assistants) play an important role in health promotion and prevention of diseases and accidents, as they are the first to have contact with the victim in providing the first care at school, and it is important that they know how to act and how to provide first aid, trying to avoid complications. Falls are considered the most frequent accident in children, and can have several consequences. The internship took place in a public health unit and in the regular activity of the school health management team. The theoretical framework that supported the project was The Nola Pender Health Promotion Model and followed the methodology of Health Planning. This community intervention project was based on a diagnosis of situation, developed based on needs expressed, both by the school health team, as well as by the school community (teacher and non-teacher), in the context of first aid in the school context. The objective was to contribute to health literacy in teachers and non-teachers of a group, related to first aid area in the school context. Specific objectives and goals were defined, achieved through health education sessions, leaflets, dissemination of the technical guidance "First Aid bag in educational establishments" and the holding of an information session to involve health professionals. The goals defined for each objective were exceeded, considering that the realization of this project was quite gratifying, the activities developed with the school community promoted the increase of literacy, teachers and non-teachers, through their training in the area of first aid. It also allowed the acquiring of common competencies of the specialist and specific nurse of the specialist nurse in Community Nursing.

Description

Keywords

Saúde escolar Primeiros socorros Comunidade escolar Enfermagem comunitária Literacia em saúde School health First aid School community Community nursing Health literacy

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue