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Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorFestas, Constança Maria Silva Festas
dc.contributor.authorSimão, Cristiana Maria Passos
dc.date.accessioned2021-01-05T11:36:46Z
dc.date.available2021-01-05T11:36:46Z
dc.date.issued2019-07-15
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. A sua realização tem como objetivo descrever o percurso realizado ao longo dos diferentes contextos assistenciais, demostrando deste modo as competências adquiridas na área de especialização. A metodologia utilizada neste documento é descritiva e crítico-reflexiva, sustentada em pesquisa bibliográfica. O Estágio Final deste Mestrado desenvolveu-se em três contextos distintos de prática dos cuidados: Cuidados de Saúde Primários, Serviço de Urgência e Serviço de Neonatologia. Os objetivos definidos para o estágio contemplaram as competências propostas pelo Plano de Estudos do mestrado da Universidade Católica. Para dar resposta aos mesmos foram delineadas atividades centradas no cuidado à criança e família, atendendo aos quatro domínios da atuação do enfermeiro: Prestação de Cuidados, Gestão de Cuidados, Formação e Investigação. Destacamse, na assistência especializada, as atividades desenvolvidas no âmbito da transição para a parentalidade, da vinculação e da relação mãe-filho, da amamentação e do controlo da dor na criança, tendo como intenção transversal a promoção, o desenvolvimento e a adaptação da criança, jovem e família aos processos de saúde e doença. A aprendizagem efetuada no decorrer da assistência em diferentes contextos e a atualização de conhecimentos inerente, permitiu-me adquirir competências para a melhor compreensão e resolução de problemas em situações novas e não familiares relacionados com a Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A procura de soluções para problemas complexos, refletindo sobre a tomada de decisão e implicações éticas e sociais que resultam dessas respostas, tornou-se fundamental para o amadurecimento do carácter crítico-reflexivo e deontológico-profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is presented as part of the Curricular Unit - Final Internship and Report of the Master’s Degree in Nursing with Specialization in Child and Pediatric Health Nursing at the Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Its purpose is to describe the course carried out along the different assistance contexts, thus demonstrating the skills acquired in the area of the Specialization. The methodology used in this document is descriptive and critical-reflective, supported by bibliographical research. The Final Internship of this Master's program comprised three contexts of care practice: Primary Health Care, Emergency Service and Neonatal Service. The objectives defined for the internship included the proposed competences of the Master's Degree Program of the Catholic University. In order to tackle them, activities focused on child and family care were designed, addressing the four domains of the nurses' performance: Health Care, Care Management, Training and Research. During specialized assistance, the activities implemented in the context of transition to parenthood, bonding and mother-child relationship, breastfeeding and pain control in the child, stood out, while having a transversal intention of promoting, developing and adapting the child, youth and family to the processes of health and illness. The learning process throughout the assistance in these different contexts and the correspondent knowledge update, allowed me to acquire the skills to better understand and solve problems in new and unfamiliar situations, related to the Specialization in Child and Pediatric Health Nursing. The search for solutions for complex problems, while reflecting on the decision-making process and the ethical and social implications that result from these answers, became fundamental for the development of a critical-reflective and deontological-professional character.pt_PT
dc.identifier.tid202299740pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31560
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectSaúde infantilpt_PT
dc.subjectPediatriapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectNursingpt_PT
dc.subjectChild healthpt_PT
dc.subjectPediatricspt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.title.alternativePracticum reportpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagempt_PT

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Relatorio de Estagio Cristiana Simao.pdf
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