Repository logo
 
Publication

Alinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, António José Mendes
dc.contributor.advisorPereira, Paulo Jorge de Almeida
dc.contributor.authorBarros, Francisco Aurindo Abrantes
dc.date.accessioned2022-01-19T13:40:08Z
dc.date.available2022-10-18T00:30:31Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.date.submitted2021-09
dc.description.abstractÉ objetivo deste estudo alinhar a empresa às novas envolventes, assegurando a sua viabilidade económica.Tornou-se necessária a caracterização do meio em que a microempresa opera sob diversas perspetivas, tais como: meio ambiente, tipo de mercado, evolução demográfica, políticas e fiscalidade para o setor energético. Foi realizado um estudo quantitativo exploratório e não probabilístico por forma a conhecer a relação entre a lealdade do cliente ao seu fornecedor face à marca de gás engarrafado e à satisfação do cliente. Concluiu-se que de facto existe relação entre a imagem da marca de gás engarrafado e a lealdade do cliente, por outro lado concluiu-se que parcialmente a satisfação do cliente é fator determinante na lealdade do cliente, é exemplo o fator "tangibilidade" que não é relevante na área geográfica deste estudo. Os fatores "capacidade de resposta" e "competências do fornecedor", associados à dimensão "satisfação do cliente", são fatores positivamente relacionados com a "lealdade do cliente". Baseado no estudo desenvolvido, revisão da literatura e através de uma análise SWOT, identificando os pontos fracos e fortes da microempresa, revelando oportunidades e ameaças para a sua atividade, definiu-se a política, estratégia comercial e marketing a adotar face a tal caracterização.pt_PT
dc.description.abstractThe goal of this study is to align the company to the new surroundings, ensuring its economic viability. It became necessary to characterize the environment in which the micro enterprise operates under several perspectives, such as: environment, type of market, demographic evolution, policies and taxation for the energy sector. An exploratory and non-probabilistic quantitative study was carried out in order to discover the relationship between customer loyalty to their supplier face to the gas cylinder brand and customer satisfaction. It was concluded that, in fact, there is a relationship between the gas cylinder brand image and customer loyalty, on the other hand, it was concluded that partially, customer satisfaction is a determining factor in customer loyalty, such as the factor "tangibility" which is not relevant in the geographic area of this study. The "responsiveness" and "supplier competence" factors, associated with "customer satisfaction" dimension, are positively connected to "customer loyalty" factor. Based on the developed study, literature review and through a SWOT analysis, identifying the strengths and weaknesses of the micro enterprise, revealing opportunities and threats for its activity, policy, commercial and marketing strategy to be adopted were defined in view of such characterization.pt_PT
dc.identifier.tid202885380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36492
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMicroempresapt_PT
dc.subjectGPLpt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectMicroenterprisept_PT
dc.subjectLPGpt_PT
dc.subjectStrategypt_PT
dc.titleAlinhar a empresa de comercialização e distribuição GPL engarrafado com o cliente face às novas envolventes contextual e transacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202885380.pdf
Size:
3.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format