Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Assiste-se em vĂĄrias regiĂ”es do mundo aceleradas mudanças na esfera polĂtica, econĂłmica e social onde Moçambique nĂŁo Ă© uma exceção colocando novos desafios ao ensino superior e, particularmente, ao ensino superior militar que deve contribuir para esse desenvolvimento, nomeadamente a nĂvel do currĂculo da Academia Militar e do desenvolvimento das competĂȘncias de comando e liderança dos seus graduados. Esta tese apresenta um estudo desenvolvido no Ăąmbito do doutoramento em CiĂȘncias da Educação, na ĂĄrea de aprofundamento de Estudos Curriculares e SupervisĂŁo PedagĂłgica, que procura saber como os graduados pela Academia Militar âMarechal Samora Machelâ desenvolvem as competĂȘncias de comando e liderança das tropas.
Constituem objetivos especĂficos: (I) Identificar no currĂculo da AM as ĂĄreas de formação que contribuem para o desenvolvimento de competĂȘncias de comando e liderança de tropas; ii) Compreender como os graduados pela AM âMSMâ desenvolvem as competĂȘncias de comando e liderança de tropas; iii) Conhecer a perceção das lideranças militares sobre o processo de desenvolvimento das competĂȘncias de comando e liderança de tropas; iv) Reconhecer a compreensĂŁo dos graduados em relação Ă s competĂȘncias de comando e liderança de tropas desenvolvidas ao longo do exercĂcio da sua atividade profissional; e v) Identificar açÔes que visem melhorar a articulação entre a formação inicial e as competĂȘncias de comando e liderança de tropas.
Trata-se de um estudo de tipo exploratĂłrio que parte do paradigma fenomenolĂłgico-interpretativo e privilegia uma abordagem qualitativa, recorrendo Ă pesquisa documental, Ă entrevista semiestruturada a dez lĂderes militares selecionados por conveniĂȘncia e a um focus group com dezoito graduados pela Academia nos anos 2009 e 2011.
Fast growing changes in the political, economic and social spheres are occurring across several regions of the world, where Mozambique is not an exception. These changes pose new challenges to higher education, and in particular, to higher military education, which should contribute to this development, namely, in the Military Academy curriculum and the development of command and leadership skills of its graduates. This thesis presents a study developed in the context of the PhD in Educational Sciences, in the area of Curricular Studies and Pedagogical Supervision. This study aims at identifying the perceptions of military leaders of and graduates by the Military Academy "Marechal Samora Machel" on how are the skills of command and leadership of troops developed, and the articulation they establish between initial training and the exercise of those in the field of professional action. It is an exploratory study that starts from the phenomenological-interpretative paradigm and privileges a qualitative approach, resorting to documentary research, semi-structured interviews with military leaders selected for convenience, and one focus groups with 18 graduates of that Academy (2009 and 2011).
En varias regiones del mundo se han acelerado cambios en la esfera polĂtica, econĂłmica y social, donde Mozambique no es una exceptiĂłn planteando nuevos desafĂos a la enseñanza superior y, en particular a la enseñanza militar superior que debe contribuir a este desarrollo, en particular en el currĂculo de la Academia Militar y el desarrollo Competencias de mando y liderazgo de sus graduados. Esta tesis presenta un estudio desarrollado en el ĂĄmbito del doctorado en Ciencias de la EducaciĂłn, en el ĂĄrea de profundizaciĂłn de Estudios Curriculares y SupervisiĂłn PedagĂłgica, que busca saber cĂłmo los graduados por la Academia Militar "Marechal Samora Machel" desarrollan las competencias de mando y liderazgo de las tropas. Los objetivos son: identificar en el currĂculo de la Academia ĂĄreas de formaciĂłn que contribuyen al desarrollo de aquellas competencias, conocer las percepciones de los graduados en cuanto a la contribuciĂłn de la formaciĂłn en el desarrollo de las mismas ya la articulaciĂłn que establecen entre la formaciĂłn inicial y el ejercicio de aquellas en el plano de la acciĂłn profesional. Se trata de un estudio de tipo exploratorio que parte del paradigma fenomenolĂłgico-interpretativo y privilegia un abordaje cualitativo, recurriendo a la investigaciĂłn documental, a la entrevista semiestructurada a diez lĂderes militares seleccionados por conveniencia ya un focus group con diecisĂ©is graduados de por la Academia (2009 y 2011).
Fast growing changes in the political, economic and social spheres are occurring across several regions of the world, where Mozambique is not an exception. These changes pose new challenges to higher education, and in particular, to higher military education, which should contribute to this development, namely, in the Military Academy curriculum and the development of command and leadership skills of its graduates. This thesis presents a study developed in the context of the PhD in Educational Sciences, in the area of Curricular Studies and Pedagogical Supervision. This study aims at identifying the perceptions of military leaders of and graduates by the Military Academy "Marechal Samora Machel" on how are the skills of command and leadership of troops developed, and the articulation they establish between initial training and the exercise of those in the field of professional action. It is an exploratory study that starts from the phenomenological-interpretative paradigm and privileges a qualitative approach, resorting to documentary research, semi-structured interviews with military leaders selected for convenience, and one focus groups with 18 graduates of that Academy (2009 and 2011).
En varias regiones del mundo se han acelerado cambios en la esfera polĂtica, econĂłmica y social, donde Mozambique no es una exceptiĂłn planteando nuevos desafĂos a la enseñanza superior y, en particular a la enseñanza militar superior que debe contribuir a este desarrollo, en particular en el currĂculo de la Academia Militar y el desarrollo Competencias de mando y liderazgo de sus graduados. Esta tesis presenta un estudio desarrollado en el ĂĄmbito del doctorado en Ciencias de la EducaciĂłn, en el ĂĄrea de profundizaciĂłn de Estudios Curriculares y SupervisiĂłn PedagĂłgica, que busca saber cĂłmo los graduados por la Academia Militar "Marechal Samora Machel" desarrollan las competencias de mando y liderazgo de las tropas. Los objetivos son: identificar en el currĂculo de la Academia ĂĄreas de formaciĂłn que contribuyen al desarrollo de aquellas competencias, conocer las percepciones de los graduados en cuanto a la contribuciĂłn de la formaciĂłn en el desarrollo de las mismas ya la articulaciĂłn que establecen entre la formaciĂłn inicial y el ejercicio de aquellas en el plano de la acciĂłn profesional. Se trata de un estudio de tipo exploratorio que parte del paradigma fenomenolĂłgico-interpretativo y privilegia un abordaje cualitativo, recurriendo a la investigaciĂłn documental, a la entrevista semiestructurada a diez lĂderes militares seleccionados por conveniencia ya un focus group con diecisĂ©is graduados de por la Academia (2009 y 2011).
Description
Keywords
CurrĂculo Formação Comando e liderança Curriculum Training Skills Command Leadership FormaciĂłn Competencias Mando y liderazgo