Repository logo
 
Publication

O ensino do clarinete no curso básico de instrumento nas escolas profissionais de música em Portugal : um contributo didático

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Pedro Miguel Pereira
dc.contributor.authorAraújo, Sara Patrícia Ferreira
dc.date.accessioned2018-12-19T08:59:42Z
dc.date.available2018-12-19T08:59:42Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica Portuguesa, consiste no estudo da embocadura no Clarinete, onde para o efeito realiza-se a revisão bibliográfica e o Estudo de caso na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), com a participação de 9 alunos de instrumento – Clarinete. O estudo está centrado na seguinte questão de investigação: “De que forma poderemos melhorar a embocadura dos alunos?”. Para o efeito, a revisão bibliográfica sobre a embocadura no Clarinete, começa pelo processo acústico do instrumento, o funcionamento da embocadura e a formação da embocadura, que engloba as posições e movimentos dos aparelhos musculares a ela associados. Posteriormente, no Estudo de caso, são aplicadas as seguintes estratégias: implementação de questionário inicial, grelhas de avaliação, 8 aulas planificadas a cada aluno, questionário final e novas grelhas de avaliação. O resultado da implementação das estratégias permitiu concluir que os alunos desenvolveram significativamente a embocadura, tanto a nível de performance como a nível de aquisição de conhecimentos sobre este tema. Também se verificou, no final do estudo, que os alunos atribuem maior importância à embocadura e estão mais atentos durante a execução, contribuindo para uma melhoria da aprendizagem e, consequentemente para que os alunos toquem melhor.pt_PT
dc.description.abstractThe present research, done under the Master degree in Music Education from the Portuguese Catholic University, consists in the study of the Clarinet embouchure, this was accomplished through a literature review and the case study at the Professional Art School of Mirandela (ESPROARTE), with the participation of 9 instrument students – Clarinet. This study is founded in the following question: “How can we improve the student’s embouchure?”. To accomplish this, the literature review about the Clarinet embouchure, initiates with the acoustic process of the instrument, the functioning of the embouchure and the embouchure formation, which encompasses the movements and positions of the muscle groups related to the embouchure. Further, in the case study, the following strategies are applied: appliance of an initial questionnaire, evaluation grid I, 8 planed lessons to each student, final questionnaire and evaluation grids again. The result of the implementation of those strategies lets us conclude that the students have significantly developed their embouchure, both at the performance level and at the knowledge acquisition level. Moreover, at the end of the study, it is shown that the students acknowledge the importance of the embouchure and are more focused during the execution, contributing to a better learning and consequently to students playing better.pt_PT
dc.identifier.tid202106306pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26447
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectClarinetept_PT
dc.subjectEmbocadurapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectClarinetpt_PT
dc.subjectEmbouchurept_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.titleO ensino do clarinete no curso básico de instrumento nas escolas profissionais de música em Portugal : um contributo didáticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202106306.pdf
Size:
15.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: