Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-11"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Restauro da obra de maior relevância da produção pictórica de Arthur Nísio : chegada de Zacarias de Góes e VasconcellosPublication . Deschermayer, Suely Aparecida; Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão; Frade, José Carlos; Júnior, Renato CarneiroO presente Relatório de Estágio é resultado do processo de restauro realizado pela autora durante os anos de 2008 a 2015, da obra de Arthur Nisio intitulada de: “Chegada de Zacarias de Góes e Vasconcelos”, pintura óleo sobre tela de lona de algodão, com dimensões de 430 x 675 cm e datada de 1954-6. O estudo inclui o percurso histórico, sua vertente artística, simbólica, iconográfica e a caracterização dos materiais constituintes dos estratos preparatórios e pictóricos. Igualmente, o levantamento e caracterização do estado de conservação da pintura e referência aos tratamentos efetuados para lhe devolver a estabilidade física e restituir os respectivos valores estéticos. Estudo possível, através da utilização de diversos métodos de exames com fotografia de fluorescência visível sob radiação de ultravioleta (UV), transversal e de detalhes. Foi feita obsercvção por microscopia ótica de cortes estratigráficos. Alguns resultados a que chegamos foram possíveis concluir que o artista aplicava uma numerosa e complexa sobreposição de estratos. Esta pesquisa abre discussão acerca da intervenção de conservação e restauro, contribuindo para o aprofundamento do estudo do artista e da pintura paranaense que tem por lacuna bibliográfica a ausência de pesquisas mais aprofundadas. Para além do tema narrativo envolto pelo cenário político paranaense, representando a emancipação política do estado do Paraná – Brasil (1853), este legado artístico é testemunho da assinatura pictórica de Arthur Nisio. Através do processo de restauro, a autora elencou aspectos técnicos e científicos, chamando atenção para a importância de estudos mais aprofundados que extrapolem o escopo físico, informacional e do estado da arte que permeiam a obra em si. Sinaliza para a importância de pesquisas mais aprofundadas e dedicadas a diferentes fazeres e saberes. O processo metodológico, técnico e científico do restauro da pintura de Arthur Nisio tornou visível e latente lacunas que deverão ser preenchidas por diferentes atores do campo das Artes, Patrimônio Cultural e Social e da Conservação e Restauro.
- O ensino do clarinete no curso básico de instrumento nas escolas profissionais de música em Portugal : um contributo didáticoPublication . Araújo, Sara Patrícia Ferreira; Monteiro, Pedro Miguel PereiraA presente pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Universidade Católica Portuguesa, consiste no estudo da embocadura no Clarinete, onde para o efeito realiza-se a revisão bibliográfica e o Estudo de caso na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE), com a participação de 9 alunos de instrumento – Clarinete. O estudo está centrado na seguinte questão de investigação: “De que forma poderemos melhorar a embocadura dos alunos?”. Para o efeito, a revisão bibliográfica sobre a embocadura no Clarinete, começa pelo processo acústico do instrumento, o funcionamento da embocadura e a formação da embocadura, que engloba as posições e movimentos dos aparelhos musculares a ela associados. Posteriormente, no Estudo de caso, são aplicadas as seguintes estratégias: implementação de questionário inicial, grelhas de avaliação, 8 aulas planificadas a cada aluno, questionário final e novas grelhas de avaliação. O resultado da implementação das estratégias permitiu concluir que os alunos desenvolveram significativamente a embocadura, tanto a nível de performance como a nível de aquisição de conhecimentos sobre este tema. Também se verificou, no final do estudo, que os alunos atribuem maior importância à embocadura e estão mais atentos durante a execução, contribuindo para uma melhoria da aprendizagem e, consequentemente para que os alunos toquem melhor.
