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Desenvolvimento positivo na adolescência : contributos da autorregulação intencional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Sá
dc.contributor.authorPeixoto, Joana Filipa Gonçalves
dc.date.accessioned2015-06-03T15:58:04Z
dc.date.available2015-06-03T15:58:04Z
dc.date.issued2014-03-14
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA fase da adolescência postula-se como um período desenvolvimental repleto de desafios e mudanças, quer a nível individual como do contexto ecológico. As perspetivas contemporâneas do desenvolvimento, designadamente, o modelo Positive Youth Development (PYD), desenvolvido por Lerner e colaboradores (2010), adota uma visão positiva face a este período desenvolvimental, considerando o vasto leque de potencialidades desenvolvimentais dos jovens como contributo para o seu bem-estar e para um futuro próspero. O decurso desenvolvimental inerente ao PYD envolve processos de autorregulação adaptativa entre as características intrínsecas aos adolescentes com os ativos ecológicos do seu contexto. A pertinência desta investigação, prende-se com a escassez de estudos neste âmbito no contexto português. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo explorar e descrever a relação entre o desenvolvimento positivo na adolescência e a autorregulação intencional. Desta forma, recorreu-se a um estudo de natureza descritivo-correlacional, utilizando uma amostra de 521 jovens que frequentavam o 3º ciclo de escolaridade, designadamente o 7º, 8º e 9º ano do ensino básico, numa instituição de ensino do concelho de Braga, aos quais foi aplicado um protocolo constituído por três instrumentos de avaliação, designadamente, um Questionário Sociodemográfico, a escala de Desenvolvimento Positivo na Adolescência e o Questionário Sobre Comportamento e a Ação. Os principais resultados desta investigação apontam para o contributo dos processos de autorregulação intencional na promoção do desenvolvimento positivo na adolescência, verificando-se trajetórias de desenvolvimento positivo mais elevadas em jovens do género feminino e de faixa etária mais precoce.por
dc.description.abstractThe adolescent phase is postulated as a developmental stage full of challenges and changes, at individual and ecological context. The contemporary development perspectives, namely, the model Positive Youth Development (PYD), developed by Lerner and colleagues (2010), adopts a positive side to this developmental period, considering the wide range of developmental potential of young people to contribute to their well-being and future prosperity. The developmental course of PYD involves processes in adaptive self-regulation between the intrinsic characteristics of adolescents with the assets of its ecological context. The relevance of this research relates to the lack of studies in this area in the Portuguese context. In this sense, the present study aimed to explore and describe the relationship between positive development in adolescence and intentional self-regulation. Thus, we resorted to a study of descriptive and correlational, using a sample of young 521que attending the 3rd cycle of schooling, namely the 7th, 8th and 9th grades of basic education, an educational institution in the municipality of Braga, to which was applied a protocol consists of three assessment tools, including a demographic questionnaire, the Positive Youth Development (PYD) and Behavior Questionnaire and Action. The main results of this research point to the contribution of the processes of intentional self-regulation in promoting positive development in adolescence, verifying higher positive developmental trajectories in young females and younger age.por
dc.identifier.tid201586037
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17809
dc.language.isoporpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectDesenvolvimento positivo na adolescênciapor
dc.subjectAutorregulação intencionalpor
dc.subjectModelo SOCpor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectPositive development in adolescencepor
dc.subjectIntentional self-regulationpor
dc.subjectSOC modelpor
dc.titleDesenvolvimento positivo na adolescência : contributos da autorregulação intencionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

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