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Educação no sistema penitenciário feminino do Distrito Federal : a educação como forma de inclusão social

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorSantos, Daniele da Hora dos
dc.date.accessioned2023-03-02T09:24:53Z
dc.date.available2023-03-02T09:24:53Z
dc.date.issued2022-11-25
dc.date.submitted2022-06
dc.description.abstractEsta pesquisa consiste em um estudo de caso com o objetivo de analisar os impactos da Educação oferecida pelo Sistema Penitenciário Feminino do Distrito Federal sob o olhar das estudantes. Adota-se o estudo de caso e metodologia qualitativa, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado às alunas em situação de cárcere. A análise dos dados foi realizada de forma discursiva, com inferências e interpretações das relações entre os elementos textuais que se mostraram significativos para compreensão dos discursos adotados pelas detentas, bem como o alcance dos objetivos, buscando desvelar os reflexos do ensino para a ressocialização e diminuição da reincidência de crimes. Com as repostas e observações das participantes, evidenciou-se que educação no Presídio Feminino do DF é uma esfera política que tem avançado no decorrer do tempo, contudo ainda existem desafios para que esta modalidade seja desenvolvida em todo o seu potencial ressocializador e humanitário. As detentas veem o ensino em um enquadre positivo, o qual contribui para a melhoria da autoestima e para experimentarem a esperança de um retorno mais digno para participação de forma saudável na sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis research consists of a case study with the objective of analyzing the impacts of Education offered by the Female Penitentiary System of the Federal District from the perspective of the students. A case study and qualitative methodology are adopted, using the questionnaire as a data collection instrument, applied to students in prison. Data analysis was carried out in a discursive way, with inferences and interpretations of the relationships between the textual elements that proved to be significant for the understanding of the discourses adopted by the inmates, as well as the achievement of objectives, seeking to reveal the reflexes of teaching for resocialization and reduction of delict. With the responses and observations of the participants, it was evidenced that education in the Women's Prison of the DF is a political sphere that has advanced over time, however, there are still challenges for this modality to be developed in all its resocialization and humanitarian potential. Inmates see teaching in a positive frame, which contributes to improving self-esteem and to experiencing the hope of a more dignified return to participate in a healthy way in society.pt_PT
dc.identifier.tid203239415pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40411
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação prisionalpt_PT
dc.subjectPresídio femininopt_PT
dc.subjectRessocializaçãopt_PT
dc.subjectFemale penitentiarypt_PT
dc.subjectPrison educationpt_PT
dc.subjectResocializationpt_PT
dc.titleEducação no sistema penitenciário feminino do Distrito Federal : a educação como forma de inclusão socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Administração e Organização Escolarpt_PT

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