Repository logo
 
Publication

Narrativas visuais : uma forma de comunicar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, João Amadeu Oliveira Carvalho da
dc.contributor.authorMoreira, Maria Barroso Pereira
dc.date.accessioned2016-10-13T15:38:22Z
dc.date.available2016-10-13T15:38:22Z
dc.date.issued2016-07-11
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA linguagem visual é uma forma privilegiada de expressão, de representação da realidade e de construção de pensamentos. A imagem para além de ser considerada um meio poderoso de expressão e de comunicação é também um ícone, representação dos homens, da natureza e do invisível. Neste sentido, a educação para a compreensão e criação da imagem é essencial no contexto sociocultural atual. O presente relatório tem como objetivo demonstrar de que modo as várias formas de arte, a par da literatura, podem contribuir para uma melhor educação artística alicerçada na potenciação da curiosidade, interesse, participação, desenvolvendo o sentido crítico e melhorando a comunicação entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Através da análise de imagens selecionadas, foi proposto todo um caminho em torno de debates de ideias de momentos de reflexão, de confronto de opiniões, relacionados com os vários trabalhos produzidos durante as aulas, quer individualmente, quer em contexto de turma. Com este estudo pretende-se ainda que os alunos adquiram formação no âmbito das Artes Visuais, reconheçam o papel da trajetória histórica com a Cultura Visual, relacionando-o com o tema proposto “Narrativas Visuais uma forma de Comunicar”, como recurso educativo no ensino das Artes Visuais.pt_PT
dc.description.abstractVisual language is a privileged form of expression, representation of reality and construction of thinking. Besides being considered a powerful means of expression and communication, the image is also an icon, a representation of men, nature and the invisible. This way, the education for the understanding and creation of the image is essential in the present social and cultural contexts. The purpose of the present report is to demonstrate in which way the different forms of art, together with literature, may contribute to a better artistic education grounded in the potentiation of curiosity, interest, participation, developing the critical sense and improving communication among students, in and outside the classroom. Through the analysis of selected images, a debate of ideas with moments of reflection was proposed, with the confrontation of opinions, related to the various works produced in class, both individually and in group context. This study intends to make students acquire training in the area of Visual Arts, furthermore, it intends to make them recognise the historical trajectory with Visual Culture, relating it to the theme “Visual Narratives a Way of Communicating”, as an educational resource in Visual Arts teaching.pt_PT
dc.identifier.tid201657872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20886
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImagem visualpt_PT
dc.subjectLinguagem visualpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectLiteracia visualpt_PT
dc.subjectVisual imagept_PT
dc.subjectVisual languagept_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectVisual literacypt_PT
dc.titleNarrativas visuais : uma forma de comunicarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201657872.pdf
Size:
3.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: