Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-11"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Sistemas de controlo de gestão em Portugal : caso NOSPublication . Martins, Renata Sofia Almeida; Marques, Luís Manuel DionísioO meu trabalho final de mestrado (TFM) tem como principal objetivo descrever duma forma teórica o controlo de gestão e os sistemas de controlo de gestão e analisar o período fusão e pós fusão, procedendo a uma descrição, análise e aplicabilidade dos modelos, nomeadamente na empresa NOS Comunicações. Este estudo foi possível devido à análise e pesquisa de dados sobre a empresa e várias entrevistas estruturadas diretamente com o diretor e coordenadora do Planeamento e Controlo de gestão e com os recursos humanos da NOS. Neste sentido foi possível validar a aplicabilidade dos modelos estudados e perceber que os problemas identificados foram colmatados com os controlos propostos no modelo Merchant e Van der Stede, (2012) e modelo Ferreira e Otley (2009). Paralelamente a isto foi também descrito os processos que ocorrem no departamento do controlo de gestão nomeadamente o ciclo de planeamento e controlo da NOS, que contempla todas as fases internas desde a elaboração da estratégia principal até à sua operacionalização, bem como todo o processo existente a médio e longo prazo. Sendo a NOS uma empresa nacional, para nos dar essa perspetiva conclui-se que o seu controlo de gestão está desenvolvido em plena sintonia com a organização e na concretização dos seus objetivos, e que os controlos são usados no sentido de influenciarem os comportamentos na realização dos objetivos e estratégias da empresa.
- Relatório de estágioPublication . Sampaio, Celina de; Quelhas, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaA elaboração deste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Ilustra o processo de aprendizagem no decorrer do estágio, onde foram desenvolvidas e adquiridas competências para a prestação de cuidados especializados, exigidas ao Enfermeiro Especialista. O Estágio de Saúde Infantil e Pediatria foi realizado em dois módulos, tendo o módulo I sido realizado na Unidade de Saúde Familiar de Freamunde e na Unidade de Cuidados na Comunidade de Felgueiras, ambas integradas no Agrupamento de Centros de Saúde do Vale de Sousa Norte e o módulo III realizado no Serviço de Neonatologia e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de São João. Do módulo II foi obtida creditação por experiência profissional prévia. Tendo por base os objetivos gerais contemplados no plano de estudos do curso e o agrupamento das competências do Enfermeiro Especialista por áreas (prestação de cuidados, gestão dos cuidados, formação e investigação em enfermagem), defini objetivos específicos que delinearam o planeamento e concretização de atividades, bem como a mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional. O percurso de estágio apoiado na reflexão crítica com recurso à pesquisa bibliográfica sistemática permitiu a aquisição dos conhecimentos, das habilidades e das competências inerentes à prestação de cuidados de enfermagem especializados na área de Saúde Infantil e Pediatria.
- Sweet Bite : relatório de projecto finalPublication . Viegas, José Maria de Almeida Fontes da Silva; Gomes, Sahra Ursula Kunz
- Impacto da doença oncológica parental nos filhos em idade escolarPublication . Mendes, Joana Filipa Silva; Veiga, ElisaO presente estudo qualitativo procurou compreender a perceção, de pais com historial de doença oncológica, do impacto desta nos seus filhos, na relação parental e dinâmica familiar. Assim, foram realizadas cinco entrevistas (3 a pessoas do género feminino e 2 masculino) a pais de crianças com idades compreendidas entre os 5 e 10 anos, durante o processo de diagnóstico e tratamentos da doença. Os participantes foram levados a refletir sobre o impacto que a sua doença provocou nos seus filhos em idade escolar, assim como na sua relação e dinâmica familiar, através de um guião de entrevista semi-estruturado. Os testemunhos dos participantes demostram uma elevada alteração na dinâmica familiar, assim como uma tendência para a existência de um maior impacto quanto maior for o nível de desenvolvimento da criança, atendendo a que as crianças mais velhas têm maior capacidade de perceção acerca da doença e suas implicações. Não obstante, verificou-se que o maior impacto se focaliza no domínio emocional, sendo que, apesar de este ser mais significativo durante o processo de tratamentos da doença, apresenta consequências a longo prazo. Quanto à relação parental, salienta-se o facto de alguns participantes revelarem maior proximidade e disponibilidade para acompanhar os seus filhos.
- Marketing communication trends in sports organisations : case study : Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Manchester United and Real MadridPublication . Peixoto, Maria Inês Carvalho; Machado, Joana Pinto Leite CésarMarketing communication environment has changed in the last two decades, new technologies are challenging traditional media. Communication is now dominated by the internet. Sports organisations begin to understand the opportunities that arise with web 2.0 and are demonstrating great involvement on online communities, such as Facebook, Twitter, Instagram, etc. Social networking sites (SNS) have become a key platform for brands to communicate with consumers. They became the most powerful tools for brands to engage and interact with consumers to create long lasting relationships. Sports are normally characterised by a high degree of consumer commitment and the football clubs are the sports with most followers/viewers in the world. SNS give clubs the possibility to establish a more direct, a two-way relationship with their fans. The emerging of new communication tools facilitates this process. Mobile marketing is one of the growing trends in sports industry and is still not explored to its full potential. Mobile devices, now-a-days, are very sophisticated and have a lot of functionalities which can come as a competitive advantage, if explored fully. For this study we used a case study strategy where we analyse five football clubs, namely Futebol Clube do Porto, Real Madrid, Manchester United, Sport Lisboa e Benfica and Sporting Clube de Portugal. We conducted a benchmark of the Facebook page, Instagram and mobile apps of these five clubs to understand how sports organisations are communicating with their fans and followers on SNS. Results show that sports brands are very active online, they try to be present in the day to day of their fans. They try to diverse the content they post and try to capture the consumers attentions. Most of the football clubs are present in all the SNS and most of them have mobile apps. Further research should investigate if the content posted online and if the mobile apps measure up to the consumers expectations.
- A qualidade de vida da criança e do adolescente com deficiência visualPublication . Oliveira, Olivete Marques Almeida; Ribeiro, Célia dos Prazeres; Simões, Maria Cristina Marques FerreiraAtualmente vivemos numa sociedade com predominante apelo ao uso da visão. Sabendo-se que a deficiência visual (DV) é uma problemática que limita a vida das pessoas, naturalmente que a mesma pode afetar a sua qualidade de vida (QV). Na tentativa de compreender a QV das crianças e adolescentes com DV, este estudo, de caráter exploratório, descritivo e correlacional, pretendeu conhecer as perceções destes sobre a sua QV, bem como a perceção dos pais sobre a QV dos seus filhos. Pretendeu, também, avaliar a QV atendendo à tipologia: baixa visão (BV) e cegueira (CG), quanto ao género e à idade das crianças e adolescentes. Com base na aplicação de um questionário, KIDSCREEN 52, a 18 crianças e adolescentes e aos respetivos pais/encarregados de educação, foi possível concluir que as crianças e os adolescentes têm uma perceção positiva sobre a sua QV, assim como os pais sobre a QV dos seus filhos. Atendendo à tipologia da DV, são as crianças e adolescentes com BV que apresentam valores mais elevados sobre a QV. No que diz respeito ao género são os rapazes que apresentam valores mais elevados e relativamente à idade, são as crianças que apresentam valores mais elevados sobre a sua QV. Considerando a análise comparativa entre as perceções dos filhos e dos pais verifica-se que existem diferenças estatísticas entre ambos e, embora com diferença pouco significativa, as perceções dos filhos são superiores às dos respetivos pais. Dada a reduzida dimensão da amostra não se podem generalizar os dados, no entanto os mesmos são importantes e permitem-nos conhecer as perceções das crianças e adolescentes sobre a QV, bem como as dos seus pais. Os resultados também fornecem informações pertinentes para as próprias famílias, para a escola e para a prestação de serviços, nomeadamente ao nível da saúde, de modo a potencializar a QV desta população específica.
- Euribor evolution and risk on bank's assetsPublication . Rodrigues, Laura Barbas; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosO presente estudo investiga o impacto das alterações da taxa de juro interbancária, Euribor, no risco dos activos bancários. Com a recente crise financeira, o efeito da turbulência no mercado interbancário criou uma necessidade de explorar as forças que foram causa de vários fenómenos incomuns nesse mercado. Por um lado, a Euribor testemunhou valores anormalmente baixos, chegando mesmo a atingir valores negativos. Por outro lado, os spreads dos activos bancários dispararam. Tendo como base a vasta revisão da literatura, foram utilizados dados da Euribor a três meses retirados da Thomson Datastream entre 2000 e 2015 e dados do índice iTraxx fornecidos pela Markit de forma a construir um modelo auto-regressivo com a possibilidade de quebras de estrutura (Bai e Perron, 1998; 2003a). Concluiu-se que (i) a Euribor não é o principal instrumento de explicação para o comportamento dos spreads nos mercados financeiros; e que (ii) com o nosso modelo econométrico, não é possível obter inferência estatística sobre a previsão da Euribor adicionando a componente do risco bancário, iTraxx. É evidenciado na nossa análise o problema de co-breaking.
- Relatório de estágio : Internship reportPublication . Ferreira, Cláudia Cristina dos Santos; Silva, Aida Maria da Silva Fernandes“As pessoas que se encontram a viver processos de sofrimento, alteração ou perturbação mental têm ganhos em saúde quando cuidados por enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental (EESM), diminuindo significativamente o grau de incapacidade, que estas perturbações originam”. (Regulamento nº 129/2011 de 18 de fevereiro – Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Mental) O presente Relatório foi realizado no âmbito do Estágio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, e tem como principal objetivo descrever o percurso efetuado e as competências desenvolvidas e adquiridas nesta área de especialização. Este trabalho pretende relatar, através de uma análise crítico-reflexiva, as atividades realizadas no decorrer da prática clínica, nos três Módulos de Estágio, de forma a alcançar os objetivos constantes no Plano de Estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, bem como os objetivos pessoais de aprendizagem delineados. O Módulo I, de promoção de estilos de vida saudáveis, decorreu no Hospital de Dia do Centro Hospitalar de São João. Pudemos prestar cuidados à população abrangida por este Hospital, visando intervenções direcionadas à comunidade na área da saúde mental, essencialmente na área do idoso. O Módulo II, de intervenção em crise, decorreu no Serviço de Internamento em Psiquiatria do Centro Hospitalar de São João. Aqui foi possível prestar cuidados ao indivíduo em fase aguda, implementando atividades com fim terapêutico, tendo sido privilegiada a intervenção em grupo. O Módulo III, opcional, decorreu no Serviço de Psicogeriatria do Hospital de Magalhães Lemos. Neste contexto, direcionamos essencialmente a nossa intervenção para a valência de Hospital de Dia, no qual pudemos prestar cuidados à pessoa idosa, nomeadamente contribuindo para a preservação das capacidades cognitivas. O Relatório reflete os ganhos em saúde para os utentes, suas famílias e cuidadores como consequência de intervenções de Enfermagem especializadas. Em suma, o presente Relatório pretende espelhar o caminho desenvolvido para o alcance dos objetivos delineados, bem como os resultados alcançados, recorrendo a uma prática reflexiva acerca das competências adquiridas enquanto Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria.
- Influência das estratégias de pricing na escolha dos consumidores : análise às grandes superfícies generalistas e lojas discountPublication . Pires, Vânia Patrícia Neves; Santos, Carlos Manuel Ferreira dosNuma altura em que a concorrência entre superfícies comerciais é constante, onde os players de mercado investem bastante para conseguir fidelizar e ter um maior número de clientes e onde os consumidores procuram os melhores descontos e preços, é importante perceber qual a influência que as estratégias de pricing adotadas pelos players têm nas escolhas dos consumidores. O presente estudo tem como objetivo analisar, então, qual o impacto que as estratégias de pricing adotadas pelos players da grande distribuição tem, nas escolhas dos consumidores. É de salientar que, neste estudo, apesar de falarmos em grande distribuição, vamos cingir-nos, apenas às grandes superfícies generalistas (supermercados e hipermercados) e lojas discount. Para isso, foi realizado um questionário online, onde se pretende perceber qual a razão pela qual os consumidores optam por uma superfície comercial, em detrimento de outra. Este questionário foi divulgado por e-mail e Facebook, num período temporal de 19 de fevereiro de 2016 até 03 de março de 2016, e com uma amostra de 176 inquiridos, onde apenas 128 foram consideradas válidas. Após a análise dos resultados do inquérito online, concluímos que as estratégias de pricing não são as principais razões que influenciam as escolhas dos consumidores, no que respeita ao local de compra, mas que os descontos diretos/preços baixos surgem, também, como um fator bastante relevante.
- Narrativas visuais : uma forma de comunicarPublication . Moreira, Maria Barroso Pereira; Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daA linguagem visual é uma forma privilegiada de expressão, de representação da realidade e de construção de pensamentos. A imagem para além de ser considerada um meio poderoso de expressão e de comunicação é também um ícone, representação dos homens, da natureza e do invisível. Neste sentido, a educação para a compreensão e criação da imagem é essencial no contexto sociocultural atual. O presente relatório tem como objetivo demonstrar de que modo as várias formas de arte, a par da literatura, podem contribuir para uma melhor educação artística alicerçada na potenciação da curiosidade, interesse, participação, desenvolvendo o sentido crítico e melhorando a comunicação entre os alunos, dentro e fora da sala de aula. Através da análise de imagens selecionadas, foi proposto todo um caminho em torno de debates de ideias de momentos de reflexão, de confronto de opiniões, relacionados com os vários trabalhos produzidos durante as aulas, quer individualmente, quer em contexto de turma. Com este estudo pretende-se ainda que os alunos adquiram formação no âmbito das Artes Visuais, reconheçam o papel da trajetória histórica com a Cultura Visual, relacionando-o com o tema proposto “Narrativas Visuais uma forma de Comunicar”, como recurso educativo no ensino das Artes Visuais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »