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Prematuridade e desenvolvimento : ambiente familiar e o perfil desenvolvimental de um grupo de crianças nascidas prematuramente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeiga, Maria Elisa Pina Tomaz
dc.contributor.authorCosta, Ana Catarina Pinto da
dc.date.accessioned2017-09-22T14:07:12Z
dc.date.available2017-09-22T14:07:12Z
dc.date.issued2017-07-19
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo compreender de que forma o ambiente familiar contribui para o desenvolvimento de crianças prematuras. A Organização Mundial de saúde (2016) entende a prematuridade como o nascimento de um bebé antes das 37 semanas. Estes prematuros enquadram-se em três categorias relativamente ao tempo de gestação: extremamente prematuros (<28 semanas), muito prematuros (28 a <32 semanas) ou prematuros moderados (32 a <37 semanas). Esta condição leva a que bebés prematuros corram maiores riscos, tanto a nível físico como psicológico. Para tentar colmatar os problemas que possam aparecer ao longo do tempo, o ambiente familiar, assim como outros contextos ganham grande relevância. Neste estudo, participaram 32 crianças nascidas prematuramente num hospital no norte do país e respetivos pais. A avaliação realizou-se entre o terceiro e quarto ano de vida através do Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar (QRAF), da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths (EDMRG). Foram também considerados os dados sociodemográficos dos pais e história clínica das crianças. Os resultados indicaram que, não existem associações significativas entre os dados sociodemográficos e o ambiente familiar e verificou-se também não existir relação entre a qualidade dos ambientes familiares e o perfil desenvolvimental. Ou seja, apesar dos valores do QRAF indicarem maioritariamente resultados suspeitos, os resultados do perfil desenvolvimental são globalmente positivos, sendo possível perspetivar a influência da frequência de estruturas pré-escolares como promotoras da aquisição de competências desenvolvimentais.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand how the family environment contributes to the development of premature children. The World Health Organization (2016) understands prematurity as the birth of a baby before 37 weeks. These preterm infants fall into three categories for gestational age: extremely preterm (<28 weeks), very preterm (28 to <32 weeks), or moderately premature (32 to <37 weeks). This condition leads to premature babies being at greater risk, both physically and psychologically. In order to address the problems that may arise over time, the family environment, as well as other contexts, gain great relevance. In this study, 32 children born prematurely in a hospital in the north of the country and respected parents participated. An assessment was conducted between the third and fourth year of life through the Family Environment Screening Questionnaire (RAS), the Ruth Griffiths Mental Development Scale (EDMRG). Sociodemographic data from parents and clinical clinics of children were also considered. The results indicated that there are no significant associations between the sociodemographic data and the family environment and it was also found that there are no differences between the quality of the family environment and the developmental profile. In other words, although the QRAF values mainly indicate suspicious results, the results of the developed profile are globally positive, being possible to investigate the influence of the frequency of preschool structures as promoters of acquired skills.pt_PT
dc.identifier.tid201758962
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22870
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrematuridadept_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectAmbiente familiarpt_PT
dc.subjectRiscopt_PT
dc.subjectPrematurity
dc.subjectDevelopment
dc.subjectFamily environment
dc.subjectRisk
dc.titlePrematuridade e desenvolvimento : ambiente familiar e o perfil desenvolvimental de um grupo de crianças nascidas prematuramentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia

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