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- A relação entre a gestão de carreiras e o empenhamento organizacional de trabalhadores mais velhosPublication . Brandão, Diogo Malheiro de Sousa; Oliveira, Eduardo André SilvaO propósito deste estudo é investigar de que forma o empenhamento organizacional está relacionado com as práticas de gestão de carreiras, em trabalhadores mais velhos do setor secundário. A pertinência deste estudo reside no facto de que habitualmente a gestão de carreiras ser pensada e desenvolvida para trabalhadores em início ou idade intermédia na carreira, deixando um pouco à margem a importância que esta poderá ter em trabalhadores mais velhos. Foi aplicado um questionário derivado do instrumento de Ascensão (2009) com o objetivo avaliar as práticas de gestão de carreiras nas organizações e ainda o instrumento de Bruno (2007) que teve base no modelo de Meyer e Allen (1990), para avaliar o empenhamento organizacional. Os resultados sugerem que existe uma associação positiva entre o empenhamento afetivo e as práticas de gestão de carreiras. E ainda que há uma diferença significativa no empenhamento em função da antiguidade na organização, sendo que para trabalhadores com três ou mais anos na organização se evidencia um empenhamento afetivo e para trabalhadores período igual ou inferior a um ano se evidencia o empenhamento instrumental. Os resultados reforçam a importância das práticas de gestão de carreiras para o empenhamento dos trabalhadores mais velhos.
- Can one tweet affect the global automotive industry?Publication . Hahn, Simon Markus Lukas; Cerqueiro, Geraldo Manuel AlvesSocial Media has become a powerful tool and is the main communication tool used by the newly elected President of the United States, Donald Trump. So far, this is unexplored territory in the world of finance and no event studies have been applied to a tweet by an influential person. Therefore, this work should give an impulse to the discussion about social media use and its consequences. While President Trump is known for his unorthodox way to share his opinion and thoughts with the world, the consequences for firms, industries and whole economies have not been studied. The car industry is very cost sensitive and therefore reactions towards regulatory changes should be measurable in case a certain level of credibility is guaranteed. When Mr. Trump tweeted that imported cars should be taxed at 35 percent, German car producers’ share prices reportedly decreased by 1 to 2 percent. While these manufacturers were addressed directly, this study proves that not only German companies but the entire global automotive industry was negatively affected by the statement. I found average abnormal returns of -0,5 percent to -1,4 percent for up to three days following the event, depending on the applied estimation windows. The tweet seems to have caused the largest change in share prices for smaller firms such as suppliers. My findings show that the use of social media can affect an entire industry, if used by influential people.
- Prematuridade e desenvolvimento : o perfil comportamental de um grupo de crianças em idade pré-escolarPublication . Pinho, Andreia da Silva; Veiga, Maria Elisa Pina TomazSendo que o número de prematuros tem aumentado nos últimos anos, tornou-se pertinente estudar as consequências são apresentadas em crianças com idade pré-escolar, sendo que é uma idade de bastantes mudanças na sua vida. Objetivo: pretendeu-se com este estudo caracterizar o perfil comportamental de um grupo de crianças com muito baixo peso e extremo baixo peso e explorar a relação entre este perfil e fatores de risco biológico e ambiental. Procedimentos e participantes: utilizaram-se dois instrumentos, a Child Behavior Checklist (CBCL) e a Escala de Desenvolvimento de Ruth Griffiths (EDMRG), para a obtenção do perfil comportamental e desenvolvimental das crianças. A amostra é constituída por 16 crianças, sendo 9 do sexo feminino e 7 do sexo masculino. Resultados: As crianças apresentam valores normativos ao nível do perfil comportamental e desenvolvimental. Relativamente às crianças com menos de 100gr e com mais de 100gr foi possível observar que não existe associação a problemas de externalização. Em relação às habilitações dos pais, profissão e idade dos mesmos não se observou associação a problemas de comportamento.
- O serviço como fator de diferenciação : o caso WortenPublication . Silva, João Paulo Teles Moreira da; Silva, Susana Cristina Lima da Costa e; Campos, João Luís Andrade Serra Moreira deO retalho tem conhecido significativas mudanças nos últimos tempos. Se anteriormente o foco inicial se encontrava no produto, atualmente parece encontrar-se no serviço e na experiência que as empresas proporcionam ao cliente. A experiência assume-se assim como uma nova forma de competição entre empresas sendo que a oferta de uma experiência positiva aos clientes pode aumentar os níveis de satisfação, lealdade e confiança, bem como suportar a imagem associada à marca. A questão de investigação deste estudo é a de perceber de que forma as alterações da estratégia de negócio da Worten se enquadram nas expectativas dos clientes. Este trabalho tem como objetivo estudar o modelo de experiência do cliente proposto por Verhoef et al. (2009) e, posteriormente, entender de que forma as alterações do modelo de negócio da Worten correspondem às expectativas dos clientes sobre o conceito de experiência. O estudo de caso selecionado foi o da Worten dado que o novo conceito de loja tenta explorar esta estratégia. Segundo Inês Drummond Borges, diretora de Marketing da empresa, o novo conceito “enriquece, de forma significativa, a experiência de compra”, tornando-a “mais experimental e relacional”. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso, de natureza qualitativa, servindo-se da técnica da entrevista junto de atores chave na empresa. A análise das entrevistas realizadas neste trabalho comprovam a eficácia do modelo estudado. No entanto, as variáveis não se apresentaram todas com igual importância. Do cruzamento da informação obtida nas entrevistas com a informação disponibilizada sobre a Worten, foi possível concluir que a nova estratégia da empresa se encontra, em grande parte, enquadrada com as expectativas do cliente.
- Prematuridade e desenvolvimento : ambiente familiar e o perfil desenvolvimental de um grupo de crianças nascidas prematuramentePublication . Costa, Ana Catarina Pinto da; Veiga, Maria Elisa Pina TomazEste estudo tem como objetivo compreender de que forma o ambiente familiar contribui para o desenvolvimento de crianças prematuras. A Organização Mundial de saúde (2016) entende a prematuridade como o nascimento de um bebé antes das 37 semanas. Estes prematuros enquadram-se em três categorias relativamente ao tempo de gestação: extremamente prematuros (<28 semanas), muito prematuros (28 a <32 semanas) ou prematuros moderados (32 a <37 semanas). Esta condição leva a que bebés prematuros corram maiores riscos, tanto a nível físico como psicológico. Para tentar colmatar os problemas que possam aparecer ao longo do tempo, o ambiente familiar, assim como outros contextos ganham grande relevância. Neste estudo, participaram 32 crianças nascidas prematuramente num hospital no norte do país e respetivos pais. A avaliação realizou-se entre o terceiro e quarto ano de vida através do Questionário de Rastreio do Ambiente Familiar (QRAF), da Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths (EDMRG). Foram também considerados os dados sociodemográficos dos pais e história clínica das crianças. Os resultados indicaram que, não existem associações significativas entre os dados sociodemográficos e o ambiente familiar e verificou-se também não existir relação entre a qualidade dos ambientes familiares e o perfil desenvolvimental. Ou seja, apesar dos valores do QRAF indicarem maioritariamente resultados suspeitos, os resultados do perfil desenvolvimental são globalmente positivos, sendo possível perspetivar a influência da frequência de estruturas pré-escolares como promotoras da aquisição de competências desenvolvimentais.
- The impact of advertising the use of customers’ opinions in product development on Continente’s brand equityPublication . Luizi, Eduardo Silva Pedroso de Lima; Lino, Rute Sofia Barbosa XavierThis thesis aims to analyse the impacts that a new marketing strategy would have on Continente’s brand equity (specifically on brand loyalty, store loyalty and perceived quality). This new marketing strategy consists on advertising that Continente develops its products according to customers’ opinions, that were collected during the testing of the product and comes out as a tool to fight the ever growing competition in the retailing industry. Based on constructs that were investigated in previous research, the author’s survey was distributed in order to analyse the impact of this marketing strategy. After collecting the responses, the data was arranged and analysed in order to measure changes in (1) brand loyalty of Private Label Brand (PL) Continente, (2) store loyalty of Continente, (3) perceived quality of Continente labelled products and (4) perceived quality of Continente’s remaining PL. Besides shedding light on the fairly unexplored subject of PL’s brand equity, the author intends to help Sonae MC’s managers to take strategic decisions regarding Continente’s PL so that the retailer keeps dominating the Portuguese market. Results have shown that brand loyalty, store loyalty and perceived quality increase when consumers realize that their opinions are valued and used to develop Continente’s products. Hence, by involving consumers and advertising that involvement, Continente can not only improve the image of its PL but also its own image as a retailer.
- Procriação medicamente assistida : a vivência psicológicaPublication . Soares, Bárbara Sofia da Silva; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboEste estudo teve como objetivo caraterizar um grupo de utentes de uma Unidade de Saúde do Norte do País tendo em conta as variáveis sociodemográficas, variáveis associadas à (in)fertilidade, presença/ausência de depressão e ansiedade e vivência da relação diádica. A amostra deste estudo é constituída por 49 casais, com um total de 98 indivíduos, com idades compreendidas entre os 25 e os 56 anos. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e a Escala Revista de Ajustamento Diádico. Foi possível verificar a existência de ansiedade em 24.5% das mulheres e em 10.2% dos homens e a existência de depressão em 6.1% das mulheres e 2% dos homens. Os resultados dos dois instrumentos indicam que não há diferenças significativas entre os géneros da amostra do estudo em relação aos níveis de ansiedade, depressão e relacionamento conjugal.
- Análise do fenómeno do presentismo e a sua relação com as questões da saúde e da produtividade : um estudo de casoPublication . Macedo, Maria Isabel Teixeira Esteves da Costa; Monarca, Maria Adélia de JesusEste estudo teve como objetivo geral verificar se os colaboradores de uma organização desencadeiam situações de presentismo, originadas por diversos problemas de saúde, analisando o impacto na sua produtividade (utilizando a Stanford Presenteeism Scale 6 (SPS-6) e suas dimensões). Pretendeu-se também averiguar se, e em que medida, caraterísticas sócio profissionais poderiam afetar a intensidade neste fenómeno. Procedeu-se a uma análise quantitativa utilizando um questionário online, permitindo caraterizar a amostra, inquirindo os problemas de saúde mais frequentes. Os principais resultados, provenientes duma amostra de 95 indivíduos num universo de 1400 colaboradores da empresa que atua na área do retalho especializado, indiciam a existência duma associação significativa entre o fenómeno do presentismo e os diversos problemas de saúde, identificando o stress, ansiedade, alergias e sinusite como os mais comuns. Constataram-se ainda diferenças entre as diversas áreas de trabalho da organização e o fenómeno, destacando-se claramente a área da Logística como a área mais afetada pelo presentismo. Concluiu-se que existe a necessidade de aprofundar os problemas de saúde que afetam especificamente esta área. Considera-se também relevante o aprofundamento deste fenómeno e propõem-se abordagens complementares para o efeito.
- The divorce of FCA and Ferrari : the short-term impacts on shareholders’ wealth : financial analysis of corporate eventsPublication . Pires, Sérgio Emanuel Ladeira; Cerqueiro, Geraldo Manuel AlvesThis dissertation presents a study on the impacts of Ferrari’s separation from FCA on shareholders’ wealth, on firms that are partially or totally owned by the Agnelli family and on FCA’s direct competitors. We consider two relevant events during this separation, the announcement of Ferrari’s spin-off and Ferrari’s initial public offering. We test the impacts of both of these events separately using typical event study methodology and then we validate our assumptions. Our results show that the spin-off announcement has a positive impact on FCA’s stock price, while the IPO has a negative impact on FCA’s stock price and a positive effect on the stock prices of firms owned by the Agnelli family. FCA’s direct competitors don’t seem to be affected by any of the events. Our outcomes confirm the results of past research on the effects on parent companies’ stock prices but deny some of the past research made on the impacts on industry rivals.
- A business model for a new trendy snack : the 3Mosso casePublication . Costa, Diogo Pacheco de Campos; Xavier, Rute Sofia Barbosa XavierThe start-up scene is a growing trend, but in order to thrive, start-ups need to construct a fitting business model according to the circumstances where they are. This dissertation aims to understand how to develop a compelling business model, applied to the case of a new trendy snack, the 3Mosso. To develop the different elements of a business model, several business interviews were conducted with key stakeholders to learn specific knowledge about the product, and how to market it; secondary data was collected from companies’ accounts to estimate the market size; an online poll to learn about consumers’ habits was created; and a personal survey for product testing was performed. The proper implementation of the business model canvas depends on an accurate market analysis which will help determine the value the business wants to deliver to the customer, who are the customers, how to reach them and how to get the business started with a viable model. 3Mosso is a new concept for a very popular product in Portugal, the lupin bean ("tremoço"). It stands out for its cool, gourmet and healthy snack. It is sold at music festivals in an innovative paper package and in restaurants and shops with its handmade pottery pieces. This dissertation follows a practical approach as it grows out of the 3Mosso Case and uses 3Mosso’s business model as answer to the research questions.
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