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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This dissertation presents a study on the impacts of Ferrari’s separation from FCA on
shareholders’ wealth, on firms that are partially or totally owned by the Agnelli family
and on FCA’s direct competitors. We consider two relevant events during this separation,
the announcement of Ferrari’s spin-off and Ferrari’s initial public offering. We test the
impacts of both of these events separately using typical event study methodology and
then we validate our assumptions. Our results show that the spin-off announcement has a
positive impact on FCA’s stock price, while the IPO has a negative impact on FCA’s
stock price and a positive effect on the stock prices of firms owned by the Agnelli family.
FCA’s direct competitors don’t seem to be affected by any of the events. Our outcomes
confirm the results of past research on the effects on parent companies’ stock prices but
deny some of the past research made on the impacts on industry rivals.
A presente dissertação estuda o impacto da separação da Ferrari por parte do grupo FCA na riqueza dos accionistas, em empresas parcialmente ou totalmente detidas pela família Agnelli e nos concorrentes directos do grupo FCA. É tido em consideração dois eventos durante esta separação, o anúncio do spin-off e a initial public offering da Ferrari. É testado o impacto de ambos os eventos separadamente usando metodologia de estudos de eventos, do qual posteriormente validamos as suas suposições. Os resultados demonstram que o anúncio do spin-off tem um impacto positivo na acção do grupo FCA, enquanto que a IPO tem um efeito negativo no preço da acção do grupo FCA e um efeito positivo nas empresas detidas pela família Agnelli. Os concorrentes directos do grupo FCA não parecem ser afetados por nenhum dos eventos que foram tidos em consideração. Os nossos resultados confirmam a literatura existente dos efeitos nas acções das empresasmãe mas rejeitam pesquisas feitas relacionadas com o impacto nos concorrentes da indústria.
A presente dissertação estuda o impacto da separação da Ferrari por parte do grupo FCA na riqueza dos accionistas, em empresas parcialmente ou totalmente detidas pela família Agnelli e nos concorrentes directos do grupo FCA. É tido em consideração dois eventos durante esta separação, o anúncio do spin-off e a initial public offering da Ferrari. É testado o impacto de ambos os eventos separadamente usando metodologia de estudos de eventos, do qual posteriormente validamos as suas suposições. Os resultados demonstram que o anúncio do spin-off tem um impacto positivo na acção do grupo FCA, enquanto que a IPO tem um efeito negativo no preço da acção do grupo FCA e um efeito positivo nas empresas detidas pela família Agnelli. Os concorrentes directos do grupo FCA não parecem ser afetados por nenhum dos eventos que foram tidos em consideração. Os nossos resultados confirmam a literatura existente dos efeitos nas acções das empresasmãe mas rejeitam pesquisas feitas relacionadas com o impacto nos concorrentes da indústria.