Repository logo
 
Publication

Coordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorPalmeirão, Cristina
dc.contributor.authorPereira, Nuno Alves
dc.date.accessioned2013-07-09T07:58:33Z
dc.date.available2013-07-09T07:58:33Z
dc.date.issued2012-10-30
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente trabalho constitui uma reflexão sobre o modo como se pode responder, num contexto marcado pela globalização, às exigências que a sociedade, as famílias e os alunos colocam à escola para responder às demandas por uma educação de qualidade. O cenário de mudança que se vive induz na escola processos de melhoria que centraremos nos processos de construção e afirmação de uma nova profissionalidade que se afirma pela sua capacidade de gerar um novo conhecimento de natureza prático e que o torna praxiológico pela implicação de propósitos de natureza filosófica, política e ética nas suas opções. Não considerando que a mudança se concretiza apenas pela alteração de atitude dos docentes para uma atitude colaborativa, promoveremos uma reflexão que dê coerência às mudanças na práxis docentes com as transformações que promovam uma crescente autonomia da escola pela emergência de um centro de regulação sociocomunitário.por
dc.description.abstractThis work is a reflection about how we can respond in a context of globalization demands that society, families and students put the school to meet the demands for quality education. The changes that we live induce in school improvement processes that will be focused on the construction and affirmation of a new professionalism, which asserts itself through its ability to generate new knowledge of a practical nature and that makes practical by implication in purpose of philosophical, political and ethical nature in their options. Excluding that change is realized only by the change in attitude of teachers to a collaborative attitude, we will promote a reflection about how to give coherence to the changes at the teaching practices with the changes that promote increased school autonomy by the emergence of a center of social- communitarian regulation.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11898
dc.language.isoporpor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectRegulaçãopor
dc.subjectRegulação sociocomunitáriapor
dc.subjectRegulação reflexapor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectAxiologiapor
dc.subjectProfessionalismpor
dc.subjectRegulationpor
dc.subjectSociocommunitarian regulationpor
dc.subjectReflexive regulationpor
dc.subjectGlobalizationpor
dc.subjectModernitypor
dc.subjectAxiologypor
dc.titleCoordenação pedagógica : reflexões de uma viagem pelo lugarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11898.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: