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Simboliza a reforma do imposto mínimo mundial o fim do regime da zona franca da Madeira?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Direitopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Bruno Farinha Aniceto da
dc.contributor.authorMartins, Inês Filipa Moreira
dc.date.accessioned2024-02-07T16:23:16Z
dc.date.available2024-02-07T16:23:16Z
dc.date.issued2024-01-29
dc.date.submitted2023-04
dc.description.abstractCom o objetivo de combater práticas de erosão da base tributável e de deslocação de lucros para jurisdições de nula ou reduzida tributação, estabelece o Pilar II que as multinacionais por si abrangidas devem, em todas as jurisdições nas quais operam, ser tributadas a uma taxa efetiva de, pelo menos, 15%. Ao propiciar a convergência global da tributação do rendimento das empresas, ao Pilar II em geral e às regras do GloBE em particular, podem ser associadas distintas importantes vantagens. Tais vantagens, porém, não afastam as preocupações passíveis de ser direcionadas aos regimes fiscais preferenciais no âmbito dos quais a tributação do rendimento das empresas não alcança um tal expoente mínimo. Com efeito, torna-se necessário ponderar sobre a viabilidade do regime da Zona Franca da Madeira e, neste sentido, averiguar se a manutenção da atratividade por que se pauta implica, ou não, a reforma dos benefícios fiscais aí concedidos.pt_PT
dc.description.abstractAiming to combat practices of base erosion and profit shifting to zero or low tax jurisdictions, Pillar II establishes that multinationals within its scope shall be taxed under an effective tax rate of at least 15% in all jurisdictions where they operate.By leading to global convergence of corporate income taxation, a number of important advantages may be associated to Pillar II in general and to the GloBE rules in particular. Such advantages, however, do not alleviate concerns that may be targeted to preferential tax regimes under which corporate income taxation does not reach such minimum threshold. It becomes indeed necessary to reflect on the viability of the Madeira Free Trade Zone regime and, in this regard, determine whether the maintenance of its attractiveness implies, or not, the reform of the tax benefits granted therein.pt_PT
dc.identifier.tid203515005pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/43887
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectReforma do imposto mínimo mundialpt_PT
dc.subjectPilar IIpt_PT
dc.subjectRegras do GloBEpt_PT
dc.subjectRegimes fiscais preferenciaispt_PT
dc.subjectZona franca da Madeirapt_PT
dc.subjectGlobal minimum tax reformpt_PT
dc.subjectGloBE rulespt_PT
dc.subjectPreferential tax regimespt_PT
dc.subjectMadeira free trade zone.pt_PT
dc.titleSimboliza a reforma do imposto mínimo mundial o fim do regime da zona franca da Madeira?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Direitopt_PT

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