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Ensino profissional : valorização de competências, o caminho para o futuro

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEstêvão, Carlos Alberto Vilar
dc.contributor.authorRodrigues, Natércia Filipa da Câmara
dc.date.accessioned2019-12-02T08:57:10Z
dc.date.available2019-12-02T08:57:10Z
dc.date.issued2019-10-31
dc.description.abstractA escolaridade obrigatória levou à escola um número desmedido de adolescentes desorientados, que não viam o ensino como uma meta para atingir objetivos. Desmotivados e incompreendidos, somavam insucessos num sistema cada vez mais exigente e competitivo. Para fazer face às reprovações constantes, o sistema viu-se obrigado a apresentar alternativas para evitar o abandono precoce e motivar, de alguma forma, esses alunos. Assim, as escolas passaram a dispor de uma série de cursos1, denominados Cursos Profissionais, que não são mais do que cursos vocacionais, na medida em que vão ao encontro da vocação de cada um, com o intuito de desenvolver competências profissionais e assim preparar os alunos para o mercado de trabalho. No entanto, o flagelo atual das empresas continua a ser a falta de mão-de-obra especializada, logo, os alunos não saem do 12.º ano profissional preparados para o mercado de trabalho. Há muito que repensar: os cursos profissionais parecem não estar a formar os jovens para uma profissão. Além disso, parece não estar a ser fomentado devidamente nos jovens o dom da resiliência, tão elementar num bom profissional, independentemente da sua área ou nível de trabalho. Mesmo sendo válida a missão de uma educação para todos com a devida equidade, como garantia da qualificação das massas e consequente qualidade de vida das mesmas, é necessário repensar a filosofia em que assenta o ensino profissional e verificar a sua aplicação nas escolas. Este trabalho propõe-se ser uma reflexão sobre o ensino profissional, verificando o seu grau de exequibilidade nas escolas, e concretamente na escola Secundária de Francisco Franco, e a forma como os parceiros profissionais colaboram na formação profissional de cada jovem. Feita a análise, pretende-se arriscar algumas soluções que poderão potenciar o ensino profissional.pt_PT
dc.description.abstractCompulsory school led to a large number of confused adolescents who didn’t see school as a means to achieve future goals. Therefore, unmotivated and misunderstood, they kept on facing failure in an increasingly demanding and competitive system. As an attempt to deal with constant failure, the educational system tried to find new ways to avoid school dropout and motivate these students. Thus, schools have been offered a series of courses1, called vocational courses, directed to students’ abilities, aiming the development of professional competences and skills, which will prepare them for the labour market. Despite the efforts, these students remain unprepared to face the labour market when they finish secondary school, as companies are currently looking for more and more skilled professionals. All things considered, vocational education does not seem to be preparing young people for a profession. Besides, it seems not to be promoting major abilities such as resilience, so important regardless the area or level of work. Even though the purpose of education is to give all students an equal opportunity to be successful, we need to consider the basis of vocational education and check on its efficiency concerning its application in schools. This paper proposes to be a reflection on vocational education by verifying its efficiency in schools and the way professional partners collaborate in the vocational training of each youngster in Escola Secundária Francisco Franco. Once the analysis is completed, it is intended to suggest some solutions that may enhance vocational education.pt_PT
dc.description.abstractLa scolarité obligatoire a conduit à l’école un nombre excessif d’adolescents désorientés, qui ne voyaient pas l'enseignement comme cible pour atteindre leurs buts. Pas motivés et mal compris, ils additionnaient des échecs dans un système de plus en plus exigeant et compétitif. Afin de faire face aux échecs successifs, le système était obligé de présenter des alternatives pour éviter l'abandon précoce et motiver, d'une autre manière, ces élèves. Ainsi, les écoles ont disponibilisé une série de cours1, appelés Cours Professionnels, qui favorisent le développement de compétences professionnelles des lycéens et ainsi les préparer au marché du travail. Cependant, le fléau actuel des entreprises continue à être le manque de maind'oeuvre qualifiée, par conséquent, les élèves ne terminent pas la terminale professionnelle préparés pour le marché du travail. Il faut qu’on y réfléchisse: les cours professionnels ne semblent pas former les jeunes à un métier. En outre, il semble que la résilience n’est pas suffisamment encouragée chez les jeunes et celle-ci est élémentaire chez un bon professionnel, indépendamment de son domaine ou son niveau de travail. Même si la mission de l’éducation pour tous est valable avec équité, en tant que garantie de la qualification des masses et de la qualité de vie qui en découle, il est nécessaire donc de repenser la philosophie dans laquelle l’enseignement professionnel s’appuie et de vérifier son application dans les écoles. Cette étude propose une réflexion sur l’enseignement professionnel, en vérifiant son degré de faisabilité dans les écoles, et plus particulièrement à l’Ecole Secondaire Francisco Franco, et la manière dont les partenaires professionnels collaborent à la formation professionnelle de chaque jeune. Après cette analyse, on propose de lancer quelques solutions susceptibles d’améliorer l’enseignement professionnel.pt_PT
dc.identifier.tid202312917pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/28885
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleEnsino profissional : valorização de competências, o caminho para o futuropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolarpt_PT

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