Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-31"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Formação em contexto em narrativas biográficasPublication . Juma, Soraia Givá; Simões, João Manuel FormosinhoO estudo assenta numa gramática pedagógica participativa, a Pedagogia-em-Participação, e centra-se na formação em contexto como modelo de reformulação da prática profissional dos educadores de infância. Situado num paradigma qualitativo e fenomenológico-interpretativo, o estudo analisa as narrativas autobiográficas de três educadores de infância que participaram na formação em contexto, e viabiliza a análise e interpretação de uma realidade complexa, com vista à sua compreensão (Amado, 2014). Pretende-se contribuir para a construção do conhecimento práxico sobre a formação em contexto, no âmbito do desenvolvimento profissional de educadores de infância, e aumentar a compreensão do impacto da formação na reformulação da prática/práxis pedagógica, juntando-se ao número reduzido de estudos sobre o tema (Oliveira-Formosinho & Araújo, 2013b). O estudo apresenta-se com consentimento voluntário dos inquiridos e na garantia da privacidade e da confidencialidade dos educadores que participaram e da informação recolhida. Ao escutar as vozes dos profissionais, compreendemos que a formação em contexto apoia a práxis pedagógica dos profissionais, quebra o ciclo de vida da pedagogia transmissiva e contribui para a construção de contextos educativos democráticos e respeitadores da criança.
- Ensino profissional : valorização de competências, o caminho para o futuroPublication . Rodrigues, Natércia Filipa da Câmara; Estêvão, Carlos Alberto VilarA escolaridade obrigatória levou à escola um número desmedido de adolescentes desorientados, que não viam o ensino como uma meta para atingir objetivos. Desmotivados e incompreendidos, somavam insucessos num sistema cada vez mais exigente e competitivo. Para fazer face às reprovações constantes, o sistema viu-se obrigado a apresentar alternativas para evitar o abandono precoce e motivar, de alguma forma, esses alunos. Assim, as escolas passaram a dispor de uma série de cursos1, denominados Cursos Profissionais, que não são mais do que cursos vocacionais, na medida em que vão ao encontro da vocação de cada um, com o intuito de desenvolver competências profissionais e assim preparar os alunos para o mercado de trabalho. No entanto, o flagelo atual das empresas continua a ser a falta de mão-de-obra especializada, logo, os alunos não saem do 12.º ano profissional preparados para o mercado de trabalho. Há muito que repensar: os cursos profissionais parecem não estar a formar os jovens para uma profissão. Além disso, parece não estar a ser fomentado devidamente nos jovens o dom da resiliência, tão elementar num bom profissional, independentemente da sua área ou nível de trabalho. Mesmo sendo válida a missão de uma educação para todos com a devida equidade, como garantia da qualificação das massas e consequente qualidade de vida das mesmas, é necessário repensar a filosofia em que assenta o ensino profissional e verificar a sua aplicação nas escolas. Este trabalho propõe-se ser uma reflexão sobre o ensino profissional, verificando o seu grau de exequibilidade nas escolas, e concretamente na escola Secundária de Francisco Franco, e a forma como os parceiros profissionais colaboram na formação profissional de cada jovem. Feita a análise, pretende-se arriscar algumas soluções que poderão potenciar o ensino profissional.
- Neptunomyces aureus gen. et sp. nov. (Didymosphaeriaceae, Pleosporales) isolated from algae in Ria de Aveiro, PortugalPublication . Gonçalves, Micael F. M.; Vicente, Tânia F. L.; Esteves, Ana C.; Alves, ArturA collection of fungi was isolated from macroalgae of the genera Gracilaria, Enteromorpha and Ulva in the estuary Ria de Aveiro in Portugal. These isolates were characterized through a multilocus phylogeny based on ITS region of the ribosomal DNA, beta-tubulin (tub2) and translation elongation factor 1 alpha (tef1-a) sequences, in conjunction with morphological and physiological data. These analyses showed that the isolates represented an unknown fungus for which a new genus, Neptunomyces gen. nov. and a new species, Neptunomyces aureus sp. nov. are proposed. Phylogenetic analyses supported the affiliation of this new taxon to the family Didymosphaeriaceae. Copyright Micael F.M. Gonçalves et al.
- As funções do diretor pedagógico : uma visão das funções do diretor pedagógico de uma creche da Ilha da MadeiraPublication . Salgado, Ana Patrícia Marques; Estêvão, Carlos Alberto VilarConsiderando o trabalho do diretor pedagógico como um instrumento importantíssimo na eficácia do processo educacional, este estudo tem como objetivo conhecer um pouco da visão do diretor sobre a sua função e a sua ação. As investigações realizadas sobre o papel e as funções do diretor pedagógico numa escola, baseiam-se na capacidade que o mesmo tem em gerir a interação entre a escola e a comunidade envolvente. Este fator tem sido uma problemática alvo de variadíssimos estudos apresentados, nomeadamente sob o domínio da Sociologia das Organizações e da Administração Escolar. Pretende-se entender o significado que estes profissionais construíram relacionando as suas competências e atribuições, através da experiência da gestão, conhecendo-se assim o olhar do sujeito sobre sua realidade. O presente trabalho tem como principal objetivo dar a conhecer o lugar do diretor pedagógico, as suas funções, compreendendo a autonomia deste profissional no centro de uma escola. Autonomia essa que é proferida por todos os profissionais, que direta ou indiretamente estão ligados ao sistema educativo, mas o seu conceito e dimensão não têm sido percecionados por todos de uma forma igual. Sendo assim as escolas deviam ser vistas como organizações autónomas e reflexivas com competências e responsabilidades necessárias e suficientes para poderem tomar decisões importantes e decisivas em questões essenciais para a sua atividade.