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Authors
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Abstract(s)
The current internship report is a result of a curricular internship at Aboca. This research aimed to analyze the sustainability communication strategies used by Aboca and its main competitors on social media, and also to measure the impact of these strategies on consumer engagement and perception. The relevance of this problem is linked to the fact that sustainability has become an important issue among consumers and professionals, but it is still not so deeply studied and through a social media communication perspective. For the aim of the study a mixed approach was used combining both qualitative and quantitative methods. The qualitative methodology guided the majority of the analysis and consisted in a descriptive, comparative, and thematic analysis of the contents published on social media by Aboca and its main competitors. Results showed that having different social media accounts represents a competitive advantage for brands, promoting a higher engagement rate than competitors. Also, the use of videos (e.g. Reels on Instagram) are associated with a higher number of likes than images. The combination of informational, emotional, and promotional tones, in particular the use of the emotional one, seems to represent a competitive advantage. It became clear that the frequency of sustainability messages published by Aboca on social media is higher than its competitors. Regarding the tone, Aboca employs an informational and promotional tone for its messages, generally aligned with the tone of competitors, but less emotional. Concerning the type of sustainable content, Aboca publishes mostly images which deal with not wasting water and generally promoting the reduction of the environmental footprint through good practices. Also, the engagement level of sustainability-related posts from Aboca is lower than the one of its competitors. Despite the fact that sustainability seems to be a competitive advantage, once there is more engagement in these posts than the other ones, sustainability is not enough to be an advantage for Aboca in terms of engagement. Indeed, other factors seem more relevant, such as the number of social media platforms, and number of followers, for example.
O atual relatório de estágio é o resultado de um estágio curricular na [empresa] Aboca. Esta investigação teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação de sustentabilidade utilizadas pela Aboca e seus principais concorrentes nas redes sociais, e também medir o impacto destas estratégias no envolvimento e na perceção dos consumidores. A relevância deste problema está ligada ao facto de que a sustentabilidade se tornou uma questão importante entre consumidores e profissionais, mas ainda não é tão profundamente estudada sob a perspetiva da comunicação nas redes sociais. Para o objetivo deste estudo, foi utilizada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A metodologia qualitativa orientou a maior parte da análise e consistiu numa análise descritiva, comparativa e temática dos conteúdos publicados nas redes sociais pela Aboca e os seus principais concorrentes. Os resultados mostraram que ter diferentes perfis nas redes sociais representa uma vantagem competitiva para as marcas, promovendo um nível de envolvimento mais alto do que os concorrentes. Além disto, o uso de vídeos (por exemplo, Reels no Instagram) está associado a um maior número de 8gostos9 do que de imagens. A combinação de tons informativos, emocionais e promocionais, em particular o uso do tom emocional, parece representar uma vantagem competitiva. Ficou claro que a frequência de mensagens de sustentabilidade publicadas pela Aboca nas redes sociais é maior do que a dos seus concorrentes. Em relação ao tom, a Aboca emprega um tom informativo e promocional nas suas mensagens, geralmente alinhado com o tom dos concorrentes, mas menos emocional. Quanto ao tipo de conteúdo sustentável, a Aboca publica principalmente imagens que tratam de não desperdiçar água e, geralmente, promovem a redução da pegada ambiental por meio de boas práticas. Além disto, o nível de envolvimento dos posts relacionados com a sustentabilidade da Aboca é menor do que o dos seus concorrentes. Apesar da sustentabilidade aparentar ser uma vantagem competitiva, uma vez que há mais envolvimento nestas publicações do que nas outras, a sustentabilidade não é suficiente para ser uma vantagem para a Aboca em termos de envolvimento. De facto, outros fatores parecem mais relevantes, como o número de plataformas de redes sociais e o número de seguidores, por exemplo.
O atual relatório de estágio é o resultado de um estágio curricular na [empresa] Aboca. Esta investigação teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação de sustentabilidade utilizadas pela Aboca e seus principais concorrentes nas redes sociais, e também medir o impacto destas estratégias no envolvimento e na perceção dos consumidores. A relevância deste problema está ligada ao facto de que a sustentabilidade se tornou uma questão importante entre consumidores e profissionais, mas ainda não é tão profundamente estudada sob a perspetiva da comunicação nas redes sociais. Para o objetivo deste estudo, foi utilizada uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos. A metodologia qualitativa orientou a maior parte da análise e consistiu numa análise descritiva, comparativa e temática dos conteúdos publicados nas redes sociais pela Aboca e os seus principais concorrentes. Os resultados mostraram que ter diferentes perfis nas redes sociais representa uma vantagem competitiva para as marcas, promovendo um nível de envolvimento mais alto do que os concorrentes. Além disto, o uso de vídeos (por exemplo, Reels no Instagram) está associado a um maior número de 8gostos9 do que de imagens. A combinação de tons informativos, emocionais e promocionais, em particular o uso do tom emocional, parece representar uma vantagem competitiva. Ficou claro que a frequência de mensagens de sustentabilidade publicadas pela Aboca nas redes sociais é maior do que a dos seus concorrentes. Em relação ao tom, a Aboca emprega um tom informativo e promocional nas suas mensagens, geralmente alinhado com o tom dos concorrentes, mas menos emocional. Quanto ao tipo de conteúdo sustentável, a Aboca publica principalmente imagens que tratam de não desperdiçar água e, geralmente, promovem a redução da pegada ambiental por meio de boas práticas. Além disto, o nível de envolvimento dos posts relacionados com a sustentabilidade da Aboca é menor do que o dos seus concorrentes. Apesar da sustentabilidade aparentar ser uma vantagem competitiva, uma vez que há mais envolvimento nestas publicações do que nas outras, a sustentabilidade não é suficiente para ser uma vantagem para a Aboca em termos de envolvimento. De facto, outros fatores parecem mais relevantes, como o número de plataformas de redes sociais e o número de seguidores, por exemplo.
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Healthcare industry Communication Sustainability Social media Setor de saúde Comunicação Sustentabilidade Mídias redes sociais
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