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Autorregulação da aprendizagem no domínio da história : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Matias
dc.contributor.advisorTrigo, Luísa Ribeiro
dc.contributor.authorAlmeida, Diana Maria Silva Chaves de
dc.date.accessioned2015-06-12T09:30:44Z
dc.date.available2015-06-12T09:30:44Z
dc.date.issued2013-04-30
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractPerspetivado à luz do paradigma construtivista, este estudo teve como objeto o processo de autorregulação da aprendizagem no domínio da História. Foi analisada a relação entre a autorregulação da aprendizagem em História e diversas variáveis do aluno, especificamente, variáveis pessoais (género), familiares (habilitações académicas dos progenitores e ajuda dos mesmos na realização do TPC), académicas (realização do TPC e tempo de estudo) e motivacionais (perceções de autoeficácia e de instrumentalidade), assim como foi estudada a relação entre a autorregulação da aprendizagem e o rendimento académico em História. Constituiu-se uma amostra de 101 alunos do 9.º ano de uma escola do distrito do Porto, à qual se administrou uma Ficha de Dados Pessoais e Académicos / FDPA e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem / IPAA (Rosário, Lourenço et al., 2010). Os resultados sugerem que os alunos fazem uma apreciação positiva do seu comportamento autorregulatório em História e possuem perceções positivas de autoeficácia e de instrumentalidade neste domínio. Os resultados apontam para um comportamento autorregulatório mais proficiente das raparigas relativamente aos rapazes. Realçam a importância das variáveis académicas (valor do esforço, empenho e trabalho por parte do aluno) e das variáveis motivacionais no processo de autorregulação da aprendizagem. Sugerem, ainda, que este construto tem um impacto significativo no rendimento académico dos alunos. As variáveis familiares parecem ter, neste estudo, um papel menos relevante na compreensão do comportamento autorregulatório relatado pelos alunos. São discutidas as implicações educativas destes resultados.por
dc.description.abstractThis study, based on constructivist paradigm, analyses the process of self-regulated learning in the subject of history. It studies the relationship between self-regulated learning in this field and students' variables: personal – gender; family – parents' academic qualifications and help with homework; academic – homework and study time; motivational – perceptions of both self-efficacy and instrumentality. It also considers the relation between self-regulated learning and academic achievement in history. A sample of 101 students was created from the ninth grade (Middle School) at a school in the district of Porto. They were given a personal and academic data file and the IPAA (Questionnaire of Self-Regulated Learning Processes, Rosário, Lourenço et al., 2010). The results suggest that students make a positive evaluation of their self-regulated behaviour, and also that they have a positive perception of both self-efficacy and instrumentality in the study of history. The results indicate better self-regulatory behaviour in girls than in boys. They emphasise the importance of academic variables – the value of effort, commitment and work on the part of the student – and also motivational variables in the process of self-regulated learning. They also suggest that self-regulated learning has a significant impact on students’ academic achievement. In this study family variables seem to play a less relevant role in the understanding of the students’ self-regulatory behaviour. The educational implications of these results are discussed.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17853
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempor
dc.subjectPerceção de autoeficáciapor
dc.subjectPerceção de instrumentalidadepor
dc.subjectRendimento académicopor
dc.subjectVariáveis pessoais, familiares e académicaspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectSelf-regulated learningpor
dc.subjectSelf-efficacy perceptionpor
dc.subjectInstrumentality perceptionpor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.subjectPersonal variablespor
dc.subjectFamily variablespor
dc.subjectAcademic variablespor
dc.subjectHistorypor
dc.titleAutorregulação da aprendizagem no domínio da história : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

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