Publication
O funcionamento executivo em crianças na idade pré-escolar de diferentes níveis socioeconómicos
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Nunes, Maria Vânia Silva | |
dc.contributor.advisor | Rato, Joana Maria Rodrigues | |
dc.contributor.author | Raposo, Maria Madalena de Sousa de Macedo | |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T15:46:24Z | |
dc.date.available | 2025-05-14T15:46:24Z | |
dc.date.issued | 2022-12-09 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.description.abstract | Enquadramento Teórico: As Funções Executivas são um conjunto de funções cognitivas associadas à organização e ao planeamento, e responsáveis pelos comportamentos direcionados a objetivos. O seu desenvolvimento é essencial para um funcionamento saudável do ser humano ao longo da vida. Durante a infância, e acompanhando a maturação cerebral, estas capacidades começam então a surgir, parecendo ser altamente influenciadas pelo contexto socio-económico, visto que fatores como o menor rendimento familiar e menos anos de escolaridade dos progenitores podem interferir no desenvolvimento das capacidades executivas das crianças. Metodologia: A amostra é constituída por 48 crianças do pré-escolar, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos (M=4,02; DP=0,79). Foi efetuada uma avaliação neuropsicológica de diferentes componentes do funcionamento executivo. Esta avaliação incluiu o Tabuleiro de Corsi e a Memória de Dígitos, para a avaliação da memória de trabalho (MT); a Escola das Formas, para avaliação da flexibilidade cognitiva (FC) e do controlo inibitório (CI); e o Peixes e Tubarões, para avaliação do CI. Foram também recolhidas através de questionário dados relativos ao estatuto sócio- económico (ESE). As variáveis analisadas foram o Rendimento Familiar, a Escolaridade do Pai e a Escolaridade da Mãe, consideradas componentes fulcrais do ESE. Foi analisada a relação entre as variáveis relativas ao funcionamento executivo e as variáveis relativas às dimensões do ESE. Resultados: O desempenho na tarefa, Escola das Formas (FC e CI) mostrou diferenças significativas em função do Rendimento Familiar e da Escolaridade da Mãe, mas não da Escolaridade do Pai, tendo crianças inseridas em famílias com maior rendimento e com mães com maior escolaridade apresentado melhores resultados. As provas de MT (Corsi e Dígitos) e de CI (Peixes e Tubarões) não apresentaram diferenças significativas em função de qualquer variável do ESE. Discussão: Os resultados obtidos estão de acordo com a literatura, tendo os indicadores de um ESE mais alto sido associados a melhores desempenhos em provas de Funções Executivas. Ainda assim, não fica demonstrado com clareza que estas diferenças se notem em todas as componentes do FE, pois a significância estatística apenas se observou na Escola das Formas. A avaliação destas componentes é de extrema importância, uma vez que é necessária para uma intervenção precoce, nivelando as capacidades executivas das crianças. | por |
dc.description.abstract | Theoretical Background: Executive Functions (EF) are a set of cognitive functions associated with organization and planning, and responsible for goal-directed behaviors. Its correct development is essential for a healthy functioning of the human being. During childhood, and following brain maturation, these abilities begin to emerge, seeming to be highly influenced by the socio-economic context, since factors such as lower family income and lower parental education seem to be associated with lower executive abilities in children. Method: The sample consists of 48 preschool children, aged between 3 and 5 years (M=4,02; SD=0,79). The neuropsychological assessment included the Corsi Tray and the Digit Memory, for the assessment of working memory (WM); the Shape School, to assess cognitive flexibility (CF) and inhibitory control (IC); and Fish and Sharks, for IC evaluation. The variables analyzed were Family Income, Father's Education and Mother's Education, considered key components of socioeconomic status. Results: The Shape School (CF and IC) showed significant differences in Family Income and Mother's Education, but not of Father's Education, with children in families with higher incomes and mothers with higher education having better results. The WM (Corsi and Digits) and IC (Fish and Sharks) tests did not show significant differences in function of any socioeconomic status variable. Discussion: The results obtained are in agreement with the literature, with higher SES indicators being associated with better performance in EF tests. Even so, it is not clearly demonstrated that these differences are noticeable in all the components of the FE, since the statistical significance was only observed in the Shape School. The evaluation of these components is extremely important, since it is necessary for an early intervention, leveling the children's executive skills. | por |
dc.identifier.tid | 203793862 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53275 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Funções executivas | |
dc.subject | Memória de trabalho | |
dc.subject | Flexibilidade cognitiva | |
dc.subject | Controlo inibitório | |
dc.subject | Estatuto socioeconómico | |
dc.subject | Executive functions | |
dc.subject | Working memory | |
dc.subject | Cognitive flexibility | |
dc.subject | Inhibitory control | |
dc.subject | Socioeconomic status | |
dc.title | O funcionamento executivo em crianças na idade pré-escolar de diferentes níveis socioeconómicos | por |
dc.title.alternative | Executive function in preschoolers children of different socioeconomic level | eng |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Neuropsicologia |