Publication
Escola e participação
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Estêvão, Carlos Alberto Vilar | |
| dc.contributor.author | Silva, José Ribamar Pedrosa | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-12T13:51:53Z | |
| dc.date.available | 2019-04-12T13:51:53Z | |
| dc.date.issued | 2019-02-28 | |
| dc.date.submitted | 2018 | |
| dc.description.abstract | A escola é uma organização social que ao longo do tempo passou por algumas transformações, uma delas aconteceu na forma de geri-la, anteriormente a gestão ficava única e exclusivamente nas mãos do gestor, que era responsável por todas decisões pertinentes ao ambiente escolar, atualmente opta-se pela gestão democrática, onde a participação dos membros que compõem a comunidade escolar. Neste sentido refletir sobre como as escolas tem colocado este modelo de gestão em prática é significativo, uma vez que auxilia na compreensão das relações que se desenvolvem neste espaço. O trabalho tem como objetivo geral analisar as práticas participativas no interior do colégio Cintra, no município São Luís capital do estado do Maranhão. E como objetivos específicos: conhecer o processo de organização da escola pesquisada; identificar como as práticas participativas contribuem com a democratização dos segmentos da escola nas discussões e encaminhamento das decisões da escola; verificar com os discentes e os docentes avaliam a contribuição da prática participativa na unidade estudada; analisar as dificuldades do gestor e a equipe escolar na realização de ações voltadas para participação coletiva da comunidade escolar. A escolha deste tema se justifica por considerar que a participação é um mecanismo que auxilia o bom andamento do trabalho pedagógico, uma vez que sozinho ninguém consegue fazer nada, a escola tem buscado formas de trazer para si a comunidade, os alunos, os professores e demais profissionais que estão inseridos nesse contexto. Para subsidiar este trabalho foram utilizados autores como Lima (1998, 2001); Luck (2000a, 2000b, 2005, 2006, 2008); Savianni (1997, 2000, 2008, 2010), Libâneo (2001, 2004, 2008). A pesquisa se constitui em um estudo de caso concreto com abordagem qualitativa e quantitativa, como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevistas, questionários e a observação direta. Conclui-se que a participação é um dos elementos que efetivam a gestão democrática na escola. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The school is a social organization that over time has undergone some transformations, one of them happened in the way of managing it, previously the management was only and exclusively in the hands of the manager, who was responsible for all decisions pertinent to the school environment, currently we opted for democratic management, where the participation of the members that make up the school community. In this sense, reflecting on how schools have put this model of management into practice is significant, since it helps in understanding the relationships that develop in this space. The objective of this study is to analyze the participatory practices inside Cintra College, in the city of São Luís, capital of the state of Maranhão. And as specific objectives: to know the process of organization of the researched school; identify how participatory practices contribute to the democratization of school segments in the discussions and referral of school decisions; verify with the students and teachers evaluate the contribution of participatory practice in the unit studied; analyze the difficulties of the manager and the school team in carrying out actions aimed at collective participation of the school community. The choice of this theme is justified by considering that participation is a mechanism that helps the good progress of the pedagogical work, since nobody can do anything alone, the school has looked for ways to bring the community, students, teachers and other professionals that are included in this context. To support this work, authors such as Lima (1998, 2001) were used; Luck (2000, 2005, 2006, 2008); Savianni (1997, 2000, 2008, 2010), Libâneo (2001, 2004, 2008). The research consisted of a concrete case study with a qualitative and quantitative approach, as instruments of data collection were used interviews, questionnaires and direct observation. It is concluded that participation is one of the elements that make democratic management in school. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202189473 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/27401 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Gestão democrática | pt_PT |
| dc.subject | Participação | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Democratic management | pt_PT |
| dc.subject | Participation | pt_PT |
| dc.subject | School | pt_PT |
| dc.title | Escola e participação | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Dissertação de Mestrado José Pedrosa Silva.pdf
- Size:
- 1.48 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
