Repository logo
 
Publication

A arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasil

dc.contributor.authorAuzani, Adriana S.
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido F.
dc.contributor.authorMorgado, Elsa M. G.
dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.date.accessioned2023-07-12T13:10:55Z
dc.date.available2023-07-12T13:10:55Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.pt_PT
dc.description.abstractThis research aimed to study the role of art in promoting creativity in the educational processes of engineering students at the Federal Technological University of Parana (UTFPR), as a factor of technological innovation. Developed under the constructivist paradigm, the qualitative method was used, namely the case study. The data collection source used was the semi-structured interview, and the respective scripts were developed within the scope of Serge Moscovici's Theory of Social Representations (1978). The field of study consisted of 10 students and graduates, 10 professors, coordinators and directors of Teaching and Campus of Pato Branco, the University's Rector and 4 entrepreneurs. The data treatment technique used was content analysis. Among the main conclusions, it is noteworthy that the interviewees understand that art can contribute to the improvement of the academic education of engineering students, since it provides new points of view, promotes creativity and innovation. They also defend that activities such as theater can stimulate the creative capacity of engineers in a university environment, as it allows for the promotion of communication and expression, the development of a more complete professional and favors the capacity for abstraction. Finally, they understand that art and its various aesthetic expressions are important in the academic education of engineers with regard to the creation of innovative projects, as it favors inspiration, innovation and integration into teams.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14571/brajets.v15.nse1.199-213pt_PT
dc.identifier.issn2316-9907
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41676
dc.identifier.wos000982326500017
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectFormação do engenheiropt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectArt and powerpt_PT
dc.subjectEngineer trainingpt_PT
dc.subjectUniversity educationpt_PT
dc.titleA arte e o processo criativo na formação de engenheiros: estudo centrado na UTFPR, Brasilpt_PT
dc.title.alternativeArt and the creative process in education for engineers: a study focused on Utfpr, Brazilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage213pt_PT
oaire.citation.issuese1pt_PT
oaire.citation.startPage199pt_PT
oaire.citation.titleCadernos Educação Tecnologia e Sociedadept_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
73078570.pdf
Size:
260.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: