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O brincar terapêutico no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada : intervenção do enfermeiro especialista

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Abstract(s)

A verdadeira essência do cuidar em Enfermagem reside na relação que se estabelece com o outro pressupondo envolvimento e partilha. Brincar constitui um importante instrumento terapêutico que possibilita a reorganização da perceção da criança perante situações que se lhe afiguram como potenciadoras de ansiedade e de stress, como a doença e a hospitalização. Atua, de igual forma, como veículo na expressão de sentimentos e de emoções, por parte da criança, tornando a hospitalização mais alegre, nutrida de conforto e de afeto. A prática atual baseia-se no pressuposto de que a relação de proximidade e de confiança estabelecida entre a criança e o enfermeiro, apoiada pela ação terapêutica do brinquedo, concorre para a humanização e excelência dos cuidados assumindo o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica um papel preponderante na aplicabilidade prática do Brincar Terapêutico. O presente Relatório pretende espelhar o processo de aprendizagens pessoais, e profissionais, desenvolvido ao longo do percurso académico e assume-se como um instrumento integrador que, numa ótica reflexiva, descreve e analisa, de forma crítica, os objetivos e as atividades delineadas, bem como as competências adquiridas com vista à prestação de cuidados especializados. Visa, ainda, ser uma ferramenta para a compreensão da dimensão do exercício profissional do Enfermeiro Especialista analisando as filosofias de cuidados e os quadros de referência de Enfermagem orientadores da prática diária. A Teoria do Conforto de Kolcaba suportou e orientou conceptualmente a ação e a tomada de decisão, permitindo, através dos seus pressupostos, uma prática fundamentada. A realização de uma revisão Scoping definiu o teor científico deste Relatório, reforçando, através dos resultados que se aferiram, a importância do brincar nos cuidados de Enfermagem, bem como o contributo fundamental da investigação contínua para a disciplina de Enfermagem. A utilização de uma metodologia de projeto de estágio, particularizado a cada contexto, permitiu traçar objetivos específicos, bem como as atividades a desenvolver, a fim de almejar os objetivos propostos, mantendo, transversalmente a todos os contextos, os objetivos gerais delineados. Assim, no contexto de estágio do Serviço de Urgência de Pediatria foi desenvolvido um Kit do Brincar Terapêutico para o qual se elaborou um Manual de utilização e uma Norma de Procedimento. Na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais foram elaborados documentos com orientações para os cuidadores, referentes ao Método Canguru e à Prevenção da Infeção respiratória e, concomitantemente, foi realizado um Manual Temático sobre as medidas neuro-protetoras ao recém-nascido, dirigido à equipa de Enfermagem, com vista à uniformização e sistematização da prática clínica assente nos mais recentes referenciais teóricos. Por sua vez, no Serviço de Internamento de Pediatria Médica foi elaborado um Dossier Temático sobre o Brincar Terapêutico, com o propósito de sustentar e promover a aplicabilidade do brincar, na prática assistencial diária dos enfermeiros, e, concomitantemente, a consciencialização para a intencionalidade terapêutica, de que se reveste o conceito temático em estudo, no cuidado à criança hospitalizada. A realização deste Relatório pretende demonstrar os resultados alcançados através da investigação, da aprendizagem e da experiência adquiridas, ao longo do percurso formativo, que permitiu adquirir e desenvolver competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica.
The true essence of nursing care lies in the relationship with others, assuming involvement and sharing. Playing is an important therapeutic tool enabling the reorganization of child's perception, in situations that appear to him as enhancers of anxiety and stress, such as illness and hospitalization. It also acts as a vehicle for the expression of feelings and emotions, making hospitalization more joyful, nourished with comfort and affection. Current practice assumes that the relationship of closeness and trust established between child and nurse, supported by the therapeutic action of the toy, contributes to the humanization and to the excellence of care, assuming, the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing a preponderant role in the practical applicability of Therapeutic Play. This Report aims to reflect the process of personal and professional learning developed along the academic path and is assumed as an integrative instrument that, from a reflective perspective, it describes and critically analyzes the objectives and activities outlined, as well as the skills acquired for the provision of specialized care. It also aims to be a tool for understanding the professional practice dimension of the Specialist Nurse, which analyzes the philosophies of care and the nursing reference frameworks that should guide the specialized practice. Kolcaba's Theory of Comfort supported and conceptually guided action and decision making, allowing, through its assumptions, a grounded practice. A Scoping review defined the scientific content of this Report, reinforcing the importance of play in nursing care, as well as the fundamental contribution of research to the discipline of nursing. The use of an internship project methodology, specific to each context, allowed the drawing of specific objectives, as well as the activities to be developed, in order to pursue the proposed objectives, maintaining, across all contexts, the outlined general objectives. Thus, in the context of the internship at the Pediatric Emergency Service, a Therapeutic Play Kit was developed for which a Manual user and a Standard of procedure were elaborated. In the Neonatal Intensive Care Unit, documents were drawn up with guidelines for caregivers, regarding the Kangaroo Method and the Prevention of respiratory infection, and, at the same time, a Thematic Manual on neuroprotective measures for the newborn, addresses to the nursing team, was produced, with a view standardizing and systematizing clinical practice based on the most recent theoretical references. In turn, in Medical Pediatrics Inpatient Service, I carried out a Thematic Dossier on Therapeutic play, with the purpose of supporting and promoting the applicability of playing in the daily care practice of nurses, and, concomitantly, the awareness of the therapeutic intentionality of which covers the thematic concept under study, in care of hospitalized children. The completion of this Report aims to demonstrate the results achieved through research, learning and experience gained, along the training path, which allowed the acquisition and development of specific skills of Specialist Nurse in Child and Pediatric Health Nursing.

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Keywords

Enfermagem pediátrica Brincar terapêutico Criança Hospitalização Conforto Pediatric nursing Therapeutic play Child Hospitalization Comfort

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