Repository logo
 
Publication

Relatório da prática profissional e projecto de intervenção : aplicações práticas para o aprofundamento da noção de obra de arte

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Luís Caçote da
dc.contributor.authorFerreira, João Filipe Martins
dc.date.accessioned2018-01-09T10:49:21Z
dc.date.available2018-01-09T10:49:21Z
dc.date.issued2017-07-21
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEste Projeto de Intervenção Pedagógica é centrado no contexto musical da aprendizagem da FM e da ATC, procurando refletir na relação entre ambas as disciplinas, fomentando o pensamento crítico e estimulando as potencialidades de uma linguagem artística, criativa e natural. Amplia-se a experiência analítica da ação, ao nível educativo, pondo em perspetiva o universo da obra de arte e do artista, do músico e do intérprete, orientados para uma linguagem musical unificada. Desta forma, é pretendida a exploração, partindo de um grupo alvo do Ensino Artístico Especializado da Música, na AMSFV, em Portugal, procurando refletir sobre de que modo a disciplina de FM (Ensino Básico), pode potenciar a aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina de ATC (Curso Secundário), em oposição ao processo de formação que tantas vezes resulta numa postura fechada aos estímulos intrínsecos e extrínsecos do universo musical.pt_PT
dc.description.abstractThis Project focuses on the musical learning context of FM and ATC, seeking to reflect on the relationship between both disciplines, fostering critical thinking and stimulating the potential of an artistic, creative and natural languages. It broadens the analytical experience of action, in music education, putting in perspective the universe of the work of art and the artist, the musician and the interpreter, oriented to a unified musical language. Thus, it aims to research, starting from a target group of the AMSFV, in Portugal, trying to reflect on how the FM (6th grade) discipline can enhance the learning of the syllabus contents of ATC (10th grade), avoiding a closed position to the intrinsic and extrinsic stimuli of the musical universe.pt_PT
dc.identifier.tid202106209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/23832
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectEstética musicalpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectAnálise e composição musicalpt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectMusical aestheticspt_PT
dc.subjectInterdisciplinarypt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectMusical analysis and compositionpt_PT
dc.titleRelatório da prática profissional e projecto de intervenção : aplicações práticas para o aprofundamento da noção de obra de artept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202106209.pdf
Size:
339.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: