Repository logo
 
Publication

A produção de conteúdos informativos em programas de entretenimento : o caso de um programa de daytime da televisão portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Nelson Costa
dc.contributor.authorLourenço, Florbela Franco
dc.date.accessioned2017-08-07T11:43:14Z
dc.date.available2017-08-07T11:43:14Z
dc.date.issued2017-07-11
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO conceito de infotainment é sobretudo utilizado na literatura para se referir ao que se crê ser a contaminação dos espaços noticiosos por conteúdos de entretenimento. No caso da televisão podemos, contudo, observar também o inverso, ou seja, que programas de entretenimento, como os talk shows, se têm focado em conteúdos informativos. Saúde, justiça, desemprego e outros temas sociais, preenchem, atualmente, grande parte da grelha dos programas daytime da televisão portuguesa, sobretudo quando são assuntos que se encontram na ordem do dia e que afetam diretamente o cidadão comum. Informar não acontece apenas nos noticiários ou em programas de debate, sendo algo visível em formatos televisivos classicamente associados ao entretenimento. Perante tal realidade, torna-se importante compreender a deslocação da informação para o entretenimento, apurando como se constroem os conteúdos de carácter informativo emitidos em programas cujo principal objectivo é entreter. Tal implica apurar a existência ou inexistência de regras orientadoras para a produção deste tipo de conteúdos, bem como a presença ou ausência de valores jornalísticos. Tendo então por base uma análise da produção de conteúdos de índole informativa emitidos no programa televisivo Você na TV!, o presente relatório verificou, de facto, a existência de método de trabalho. Este baseado em práticas classicamente associadas ao jornalismo e às quais são aglomeradas ferramentas próprias do entretenimento, falamos do recurso ao grafismo e do apelo à emoção, por exemplo. Todos estes componentes acabam por contribuir para a produção de conteúdos que informam a entreter e que entretêm a informar.pt_PT
dc.description.abstractThe concept of infotainment is mainly used in literature to refer to what is believed to be the contamination of news spaces by entertainment content. In the case of television, however, we can also observe the reverse, that is, entertainment programs, such as talk shows, have focused on informational content. Health, justice, unemployment and other social issues currently fill a large part of the daytime schedule of Portuguese television programs, especially when they are matters that are relevant nowadays and have a direct impact on citizens. Informing does not just happen in the news or in debate programs, it happens in television formats classically associated with entertainment as well. Faced with such reality, it is important to understand the presence of news content on entertainment shows, ascertaining how to construct informative content issued in programs whose main purpose is to entertain. This implies determining the existence or nonexistence of guidelines for the production of this type of content, as well as the presence or absence of journalistic values. Based on an analysis of the production of informative content broadcast on the TV show Você na TV!, this report verified the existence of a method of work which integrates news information in an entertainment based show. It was, therefore, concluded that several elements associated with news departments, as well as values and journalistic techniques, are used together with tools typical of entertainment, programmes such as the use of graphics and the appeal to emotion, for example. All these components end up contributing to the production of content that inform to entertain and entertain to inform.pt_PT
dc.identifier.tid201717956pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22789
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectEntretenimentopt_PT
dc.subjectInformaçãopt_PT
dc.subjectInfoentretenimentopt_PT
dc.subjectTalk showpt_PT
dc.subjectVocê na TVpt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.subjectEntertainmentpt_PT
dc.subjectInformationpt_PT
dc.subjectInfotainmentpt_PT
dc.titleA produção de conteúdos informativos em programas de entretenimento : o caso de um programa de daytime da televisão portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201717956.pdf
Size:
3.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: