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Is masculinity ruining the male skincare market? : factors affecting men's intention to purchase skincare products

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Susana Cristina Lima da Costa e
dc.contributor.advisorAlves, Paulo Alexandre Pimenta
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Joana Sarmento Trigueiros Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-09-22T11:40:06Z
dc.date.available2023-09-22T11:40:06Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-04
dc.description.abstractWith the purpose of surpassing the fact that the cosmetic industry is mainly linked to women, this article aims to identify which dimensions affect the purchase intention of men concerning cosmetic products, more precisely, skincare. This will be evaluated by testing personal variables (self-image and health concerns, masculinity, and perception regarding skincare) and social media use on men’s purchase intention for skincare products. To assess these relationships, an online questionnaire was made available. A total of 178 valid responses were obtained. The data was examined through Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) where a construct's validity and reliability, a model fit, and hypothesis testing were performed. The results from this sample indicate that men’s skin health concerns is the variable with a bigger positive effect on their skincare purchase intention. Accordingly, self-image concerns and perception regarding skincare are impactful determinants and thus, expose a positive influence on the dependent variable. Additionally, males with high levels of masculinity are less likely to purchase skincare products. Nevertheless, male consumers with health concerns or using social media platforms were found to have no direct influence on skincare purchase intention. Furthermore, data suggests that self-image completely mediates men's social media usage and skincare purchase intention, and health concerns do not. While examining these influences, social media use exposed a significant positive impact on self-image concerns. This study is innovative in the sense that relates new topics to the purchase intention of skincare products and links previously mentioned ones to males, a target that has been understudied. These results contribute to research in the skincare field and expand on the findings of previous investigations on men's skin product purchase intention. They can be used to guide further research in the areas of marketing and sales, assisting companies in defining strategies to increase sales of this type of product by men.pt_PT
dc.description.abstractCom o propósito de superar a associação das mulheres à indústria cosmética, este artigo tem como objetivo identificar quais as dimensões que afetam a intenção de compra dos homens relativamente a produtos cosméticos, mais concretamente produtos para a pele. Tal será avaliado ao testar variáveis pessoais (preocupações com a autoimagem e a saúde, masculinidade e perceção destes produtos) e o uso de redes sociais na intenção de compra dos homens de produtos para a pele. Para avaliar estas relações, um questionário online foi disponibilizado. Foi obtido um total de 178 respostas válidas. Os dados foram examinados através de Sistemas de Equações Estruturais de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM) onde foram realizados testes à validade e a fiabilidade dos construtos, à qualidade do modelo, assim como às hipóteses sugeridas. Os resultados indicam que, nesta amostra, as preocupações com a saúde da pele por parte dos homens é a variável com o maior efeito positivo na sua intenção de compra de produtos para a pele. Igualmente, as preocupações com a autoimagem e a perceção relativa aos produtos para a pele revelam ser determinantes impactantes, expondo uma influência positiva na variável dependente. Além disso, os homens que manifestaram níveis mais elevados na variável masculinidade aparentam ser os menos propensos a comprar produtos para a pele. No entanto, consumidores masculinos com preocupações com a saúde ou que utilizam plataformas sociais mostrou não ter influência direta na intenção de compra de produtos para a pele. Os dados também sugerem que as preocupações com a autoimagem medeiam o uso das redes sociais pelos homens e a sua intenção de compra de produtos para a pele, mas as preocupações com a saúde não. Ao examinar essas influências, o uso de redes sociais expôs um impacto positivo crucial nas preocupações com a autoimagem. Este estudo é inovador visto que relaciona novos tópicos à intenção de compra de produtos para a pele e liga temas anteriormente mencionados ao sexo masculino, uma audiência pouco investigada. Estes resultados contribuem para a investigação no domínio de cuidados de pele e expandem os achados de pesquisas anteriores sobre a intenção de compra de produtos para a pele masculina. Podem ser usados para orientar novas investigações nas áreas de marketing e de vendas, auxiliando as empresas a definir estratégias para aumentar as vendas deste tipo de produto por parte dos homens.pt_PT
dc.identifier.tid203350634pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42568
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectSelf-imagept_PT
dc.subjectHealthpt_PT
dc.subjectSkin healthpt_PT
dc.subjectMasculinitypt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.subjectPerception of skincarept_PT
dc.subjectMenpt_PT
dc.subjectSkincarept_PT
dc.subjectCosmetic productspt_PT
dc.subjectPurchase intentionpt_PT
dc.subjectAutoimagempt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectSaúde da pelept_PT
dc.subjectMasculinidadept_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectPerceção dos produtos para a pelept_PT
dc.subjectHomenspt_PT
dc.subjectCuidados com a pelept_PT
dc.subjectProdutos cosméticospt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.titleIs masculinity ruining the male skincare market? : factors affecting men's intention to purchase skincare productspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

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