Repository logo
 
Publication

A importância do texto : o mercado de experiências e a indústria livreira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorIlharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
dc.contributor.authorFonseca, José Bernardo Lima Santos Robalo da
dc.date.accessioned2022-08-08T14:21:40Z
dc.date.available2022-08-08T14:21:40Z
dc.date.issued2020-02-17
dc.date.submitted2019-09
dc.description.abstractFoi o intuito desta dissertação de mestrado traçar um paralelo entre o Livro de entretenimento, a sua essência e indústria com os pensamentos e noções do Marketing de Experiências de forma a explorar a sua viabilidade enquanto produto e compreender como este pode ser uma experiência. Para isso analisou-se atentamente o estado da arte que rodeia o Livro, o seu consumidor, natureza, Indústria e futuro, abrangendo, para isso, autores de áreas diferentes mas cujas visões confluentes no sentido de compreender o papel passado, actual e futuro do livro. Para além disso tentou-se demonstrar uma visão o mais holística possível da realidade livreira para posteriormente compreender como o livro se poderia adequar nos conceitos do marketing de experiências. Já traçado esse paralelo aborda-se também noções de consumo hedonista e qual papel que o prazer pode desempenhar no consumo, e de que forma se deve pensar o consumidor hedonista. Conclui-se com um estudo empírico qualitativo composto por uma entrevista assíncrona e uma observação de campo na Feira de Livro de Lisboa de 2019, que complementaria a componente altamente teórica do trabalho, trazendo uma proximidade à verdade actual que agentes do meio sentem no seu contacto diário com o Livro e os seus consumidores.pt_PT
dc.description.abstractIt was the purpose of this master's dissertation to draw a parallel between the Book of Entertainment, its essence and industry with the concepts and notions of Experience Marketing in order to explore its viability as a product and understand how the book can be an experience. On this regard the state of the art surrounding the Book was carefully analyzed, examining its consumer, its nature, its Industry and future, Studying authors from different areas, but whose confluent visions helped to understand the past, present and future role of the Book. In addition, we tried to present a holistic a view of the Book in order to further understand how it could fit into the concepts and principles of experience marketing. Furthermore it was also addressed notions of hedonistic consumption and what role pleasure could play in consumption in terms of the hedonistic consumer. The thesis concludes with a qualitative empirical study consisting of an asynchronous interview and a field observation at the Lisbon Book Fair of 2019, which would complement the highly theoretical component of this paper, making clear what the reality field was trough the point of view of industry agents in daily contact with the Book and its consumer.pt_PT
dc.identifier.tid202448088pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38551
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLivropt_PT
dc.subjectTextopt_PT
dc.subjectMercado de experiênciaspt_PT
dc.subjectMarketing de experiênciaspt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectHedonismopt_PT
dc.subjectBookpt_PT
dc.subjectTextpt_PT
dc.subjectExperiences marketpt_PT
dc.subjectExperience marketingpt_PT
dc.subjectExperiencept_PT
dc.subjectHedonismpt_PT
dc.titleA importância do texto : o mercado de experiências e a indústria livreirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202448088.pdf
Size:
19.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202448088.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: